rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde em Visita ao Algarve

ms_ag_2011_8.jpgO Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, deslocaram-se na quarta-feira, 24 de Agosto, ao Algarve, para uma visita de trabalho à Região.

 

 

 

ms_ag_2011_8.jpgO Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, deslocaram-se na quarta-feira, 24 de Agosto, ao Algarve, para uma visita de trabalho à Região.

 

 

 

  

 

ms_ag_2011_2.jpg

O programa da visita iniciou-se pelas 08:00 manhã no concelho de Vila Real de Santo António, com a visita ao Serviço de Urgência Básico instalado no Centro de Saúde local. Durante a visita o Ministro da Saúde teve ocasião de conhecer o funcionamento da Rede de Urgência do Algarve e o funcionamento do dispositivo pré-hospitalar do Algarve e tomar contacto com os profissionais de saúde de serviço aquela unidade, estando acompanhado pelo Presidente do Conselho Directivo do INEM, Dr. Miguel Soares Oliveira, pela Dra. Lurdes Guerreiro, Directora Executiva do ACES Sotavento, pelos membros do Conselho Directivo da ARS Algarve, IP, Dr. Rui Lourenço e Dr. Joaquim Ramalho e pelo Presidente da Câmara de Vila Real de santo António, Eng. Luís Gomes.

 

ms_ag_2011_10.jpgO Ministro da Saúde e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, para além de ficarem a conhecer os serviços colocados à disposição da comunidade, RX, ECG e Análises Clínicas digitalizados, Via Verde Coronária, Sala de Trauma e sistema de registo clínico electrónico com ligação ao on-line ao Hospital de Faro, EPE, tiveram ocasião de tomar contacto com os profissionais da ambulância SIV do INEM recentemente integrada nos SUB do Algarve. Antes de terminar a visita a comitiva teve ocasião ainda de visitar um dos pólos da Unidade de Saúde Familiar Guadiana, instalada naquele Centro de Saúde.

 

Em seguida a equipa ministerial deslocou-se ao Hospital de Faro EPE, visitando o Serviço de Urgência, a Unidade de AVC, a Unidade de Cuidados Intermédios localizada na Urgência e as instalações das futuras Unidades de Convalescença e Paliativos situados no edifício do ambulatório do Hospital de Faro. No final visita o Ministro da Saúde teve ocasião de reunir com o Conselho de Administração do Hospital de Faro, EPE e o Conselho Directivo da ARS Algarve, IP, com o objectivo de obter uma visão pormenorizada da prestação de cuidados na Região e de conhecer as medidas já tomadas e a tomar para cumprir os objectivos traçados pelo Ministro da Saúde com vista a cumprir os compromissos estabelecidos no Memorando de Entendimento do BCE/FMI/EU com o Governo de Portugal, nomeadamente através dos recentes Despachos que regulam a prestação de trabalho médico, a redução do número de horas extraordinárias efectuadas e a prescrição e execução de Meios Comlementares de Diagnóstico e Terapêutica.

 

ms_ag_2011_1.jpgNo decorrer da visita o Ministro da Saúde teve oportunidade de constatar os resultados alcançados após a reorganização da Rede de Urgência destacando os «excelentes» resultados verificados nas Vias Verdes do AVC e do Enfarte na Região nos últimos anos obtendo a confirmação por parte dos responsáveis hospitalares da aplicabilidade dos referidos Despachos e de que “os mesmos são exequíveis e necessários”, bem como o compromisso daqueles em colocar à disposição dos Centros de Saúde de toda a sua capacidade instalada.

 

No decorrer da visita, o Ministro da Saúde, aproveitou para reafirmar que a construção do Novo Hospital do Algarve «é uma prioridade nacional», destacando que «o interesse é elevadíssimo» sendo este um dos projectos que «está no topo dos investimentos», explicando, em seguida, que no momento actual as prioridades do Ministério da Saúde se devem concentrar no programa de redução da despesa na área da Saúde, terminando com a certeza de «estamos a reavaliar o enquadramento financeiro, para encontrarmos os fundos necessários para o concretizar».

 

ms_ag_2011_3.jpgApós a reunião no Hospital de Faro EPE, o Ministro da Saúde e o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, visitaram o Centro Medicina e Reabilitação do Sul (CMRSul) em São Brás de Alportel, a primeira unidade a entrar em funcionamento (2007) com contrato em regime de parceira público privada (PPP) na prestação de cuidados de saúde. No final da visita, o Dr. Paulo Macedo, realçou a importância desta PPP, destacando «o sucesso» do trabalho desenvolvido pelo CMRSUL, «não só reconhecido pela ARS Algarve IP, mas também pela própria entidade gestora, que não tem listas de espera, e, também pela recente Auditoria do Tribunal de Contas que o apresenta como um bom exemplo de parceria».

 

ms_ag_2011_6.jpgA visita terminou com uma visita ao Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, instalado no Parque das Cidades Faro/Loulé, onde a comitiva ficou a conhecer as instalações e os diversos serviços daquela unidade, e ainda os Serviços Farmacêuticos da ARS Algarve, IP, localizados no Piso (-1) dotados de um moderno equipamento robotizado recentemente instalado que o colocam entre os mais avançados a nível país.

 

 

 

 

 

  

ms_ag_2011_8.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão