Encontro da 8ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realiza, no dia 20 de novembro, o Encontro da 8.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, e a 21 e 22 de novembro, o 5.º Congresso Internacional dos Hospitais «Serviço Nacional de Saúde. (Re)Conhecer as Mudanças», os quais terão lugar em Lisboa no Auditório do Edifício Tomé Pires, na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), Parque de Saúde de Lisboa – Avenida do Brasil, 53.

O Prémio de Boas Práticas em Saúde, é uma iniciativa organizada pela APDH e Direção Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as Administrações Regionais de Saúde (ARS), que tem como principal objetivo dar a conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde. Pretende-se suscitar o desenvolvimento de ações de mudança, reunindo as condições mais favoráveis, a fim de poderem constituir-se em casos de excelência, ilustrando Boas Práticas a generalizar futuramente.

A edição do ano de 2014 do PBPS pretende, como sempre, acompanhar os desafios que se colocam à gestão e disponibilização de cuidados de saúde e, por esse motivo a 8ª. Edição centra-se no Plano Nacional de Saúde 2012-2016, especificamente em três dos seus Eixos Estratégicos: Cidadania em Saúde, Acesso e equidade em saúde e Políticas saudáveis. O Encontro Prémio Boas Práticas em Saúde, contará com a apresentação de 10 projetos nomeados para apresentação oral, e de uma exposição de 11 posters científicos.

A programação do 5.º Congresso Internacional dos Hospitais dará particular ênfase à necessidade de analisar as mudanças que têm ocorrido ao nível dos Sistemas Nacionais de Saúde, com particular enfoque nas reformas que têm sido desenvolvidas a nível internacional e nacional, bem como o seu impacto na organização dos serviços de saúde, com especial destaque nos últimos 40 anos de história do hospital e o seu papel na sociedade. Pretende-se ainda, debater as questões da qualidade e da segurança do doente, pela importância que assumem no atual momento, face ao pesado ónus (humano e económico) que representa para os sistemas de saúde. Esta reflexão contará com os valiosos contributos de diversos profissionais do setor da Saúde, nacionais e estrangeiros.

O Encontro de Boas Práticas em Saúde e o Congresso Internacional dos Hospitais têm como destinatários: Dirigentes da área da Saúde, Médicos, Enfermeiros, Técnicos e outros Profissionais da área da Saúde, Administradores Hospitalares, Docentes Universitários com interesses na área da Saúde, Investigadores, Estudantes de licenciaturas e pós-graduações em Ciências da Saúde, Representantes da Indústria Farmacêutica e das Tecnologias da Saúde, Dirigentes e profissionais de IPSS e outras Instituições sociais com atividade na saúde, Dirigentes e profissionais de Instituições públicas ou privadas com parcerias com a saúde, Associações de doentes e Cidadãos interessados.

A inscrição no Encontro é gratuita.

Caso pretenda inscrever-se unicamente neste evento, deverá fazê-lo através do website www.boaspraticasemsaude.com.

Para participação no Congresso deverá efectuar a sua inscrição em http://5cih.url.ph/inscricao/.

Para informações adicionais ou esclarecimento de qualquer dúvida, por favor utilize os números 217548278/963668745.