rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Encontro Final da «Escola Activa» do concelho de Loulé juntou cerca de 1600 crianças

escola_activa_loule_2010.jpgCerca de 1600 crianças de três agrupamentos de escolas do concelho de Loulé (Salir, Padre Cabanita e Duarte Pacheco) participaram esta terça-feira, 8 de Junho, no Encontro Final do Projecto «Escola Activa» do concelho que se realizou no Estádio Municipal de Loulé. Com o objectivo de fomentar a actividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças estão decorrer na região vários encontros concelhios do Projecto Escola Activa.

 

escola_activa_loule_2010.jpgCerca de 1600 crianças de três agrupamentos de escolas do concelho de Loulé (Salir, Padre Cabanita e Duarte Pacheco) participaram esta terça-feira, 8 de Junho, no Encontro Final do Projecto «Escola Activa» do concelho que se realizou no Estádio Municipal de Loulé. Com o objectivo de fomentar a actividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças estão decorrer na região vários encontros concelhios do Projecto Escola Activa.

 

 

escola_activa_loule_2010_2.jpgEsta terça-feira, 8 de Junho, foi a vez de Loulé onde as actividades desportivas, com especial destaque para os jogos tradicionais, marcaram a manhã naquele que foi o culminar de uma série de iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projecto ao longo do ano lectivo nos agrupamentos de escolas do concelho. 

 

A iniciativa contou com a presença do padrinho do Projecto Escola Activa no concelho de Loulé, o jogador de futsal do Belenenses, Pedro Cary, que acompanhou durante toda a manhã os alunos e professores na realização de vários jogos temáticos com a vertente de actividade física, jogos tradicionais e ainda na divulgação de informações sobre comportamentos saudáveis.

 

O atleta natural de Loulé que fez parte da selecção nacional de futsal que participou no último europeu da modalidade mostrou-se orgulhoso pelo convite para apadrinhar a iniciativa referindo que «este tipo de eventos são um estímulo ainda maior para as crianças praticarem mais desporto do que estarem apenas numa sala de aula ou num ginásio, e é através destes estímulos que vamos tentar continuar a luta contra a obesidade nas nossas crianças».

 

pedro_cary_loule_2010.jpgRecordando que «quando era criança praticava muito desporto», Pedro Cary realçou «a importância dos atletas de alta competição apoiarem e aderirem estas iniciativas» como forma de motivação para as crianças praticarem mais actividade física, visto serem «um exemplo» para todas elas, salientando que «o desporto pode cimentar a amizade, o companheirismo, e isso é fundamental na vida das crianças».

 

Recorde-se que no ano passado, no âmbito do Projecto Escola Activa foram realizados dois encontros finais com a participação de 2 700 alunos do 1º Ciclo das Escolas dos 16 concelhos do Algarve.

 

No ano lectivo de 2009/2010, com o aumento significativo do número de alunos inscritos no Projecto Escola Activa existiu a necessidade de realizar Encontros Finais da Escola Activa por concelho, contando com o apoio e a organização das autarquias do Algarve.

 

escola_activa_loule_2010_3.jpg«Este ano passámos para 47 agrupamentos, quase a totalidade das escolas do Algarve, dos 16 concelhos, onde tivemos a necessidade de fazer encontros finais da Escola Activa para cerca de 20 mil alunos, isto fez com que tivéssemos de passar um pouco a responsabilidade às autarquias sensibilizando-as para que, no âmbito da parceria do protocolo do combate à obesidade infantil, assumissem a organização destes encontros. Assim, estamos a realizar 16 encontros, um em cada concelho», explica o Coordenador do Projecto Escola Activa, o Professor Eduardo Fernandes.

 

Até ao momento já se realizaram cerca de metade dos encontros e o balanço é bastante positivo. Segundo o Coordenador do Projecto Escola Activa «têm tido uma grande adesão por parte dos professores que estão no projecto», aliado a «um compromisso grande por parte dos coordenadores do projecto da Escola Activa das autarquias.»

 

Os Encontros serão realizados em 14 dias, tendo-se iniciado a 29 de Abril em Lagoa e terminarão em Monchique a 17 de Junho. 

escola_activa_loul_2010_4.jpgDe referir que o projecto Escola Activa, implementado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região, consiste num conceito integrado de promoção e adesão à actividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar da região, com o objectivo de melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.

 

 

Ver Vídeo de Apresentação do Projecto Escola Activa

escola_activa_loule_2010.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão