Encontro Final da «Escola Activa» do concelho de Loulé juntou cerca de 1600 crianças
Cerca de 1600 crianças de três agrupamentos de escolas do concelho de Loulé (Salir, Padre Cabanita e Duarte Pacheco) participaram esta terça-feira, 8 de Junho, no Encontro Final do Projecto «Escola Activa» do concelho que se realizou no Estádio Municipal de Loulé. Com o objectivo de fomentar a actividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças estão decorrer na região vários encontros concelhios do Projecto Escola Activa.
Cerca de 1600 crianças de três agrupamentos de escolas do concelho de Loulé (Salir, Padre Cabanita e Duarte Pacheco) participaram esta terça-feira, 8 de Junho, no Encontro Final do Projecto «Escola Activa» do concelho que se realizou no Estádio Municipal de Loulé. Com o objectivo de fomentar a actividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças estão decorrer na região vários encontros concelhios do Projecto Escola Activa.
Esta terça-feira, 8 de Junho, foi a vez de Loulé onde as actividades desportivas, com especial destaque para os jogos tradicionais, marcaram a manhã naquele que foi o culminar de uma série de iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projecto ao longo do ano lectivo nos agrupamentos de escolas do concelho.
A iniciativa contou com a presença do padrinho do Projecto Escola Activa no concelho de Loulé, o jogador de futsal do Belenenses, Pedro Cary, que acompanhou durante toda a manhã os alunos e professores na realização de vários jogos temáticos com a vertente de actividade física, jogos tradicionais e ainda na divulgação de informações sobre comportamentos saudáveis.
O atleta natural de Loulé que fez parte da selecção nacional de futsal que participou no último europeu da modalidade mostrou-se orgulhoso pelo convite para apadrinhar a iniciativa referindo que «este tipo de eventos são um estímulo ainda maior para as crianças praticarem mais desporto do que estarem apenas numa sala de aula ou num ginásio, e é através destes estímulos que vamos tentar continuar a luta contra a obesidade nas nossas crianças».
Recordando que «quando era criança praticava muito desporto», Pedro Cary realçou «a importância dos atletas de alta competição apoiarem e aderirem estas iniciativas» como forma de motivação para as crianças praticarem mais actividade física, visto serem «um exemplo» para todas elas, salientando que «o desporto pode cimentar a amizade, o companheirismo, e isso é fundamental na vida das crianças».
Recorde-se que no ano passado, no âmbito do Projecto Escola Activa foram realizados dois encontros finais com a participação de 2 700 alunos do 1º Ciclo das Escolas dos 16 concelhos do Algarve.
No ano lectivo de 2009/2010, com o aumento significativo do número de alunos inscritos no Projecto Escola Activa existiu a necessidade de realizar Encontros Finais da Escola Activa por concelho, contando com o apoio e a organização das autarquias do Algarve.
«Este ano passámos para 47 agrupamentos, quase a totalidade das escolas do Algarve, dos 16 concelhos, onde tivemos a necessidade de fazer encontros finais da Escola Activa para cerca de 20 mil alunos, isto fez com que tivéssemos de passar um pouco a responsabilidade às autarquias sensibilizando-as para que, no âmbito da parceria do protocolo do combate à obesidade infantil, assumissem a organização destes encontros. Assim, estamos a realizar 16 encontros, um em cada concelho», explica o Coordenador do Projecto Escola Activa, o Professor Eduardo Fernandes.
Até ao momento já se realizaram cerca de metade dos encontros e o balanço é bastante positivo. Segundo o Coordenador do Projecto Escola Activa «têm tido uma grande adesão por parte dos professores que estão no projecto», aliado a «um compromisso grande por parte dos coordenadores do projecto da Escola Activa das autarquias.»
Os Encontros serão realizados em 14 dias, tendo-se iniciado a 29 de Abril em Lagoa e terminarão em Monchique a 17 de Junho.
De referir que o projecto Escola Activa, implementado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região, consiste num conceito integrado de promoção e adesão à actividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar da região, com o objectivo de melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.
