rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Encontro Regional de Internos e Orientadores de MGF do Algarve

Realizou-se, no dia 3 de junho, em Faro, mais um Encontro Regional de Internos e Orientadores de Medicina Geral e Familiar da Administração Regional de Saúde do Algarve com o objetivo de fomentar a partilha de trabalhos e o debate de temas importantes no contexto da formação e do exercício profissional nos cuidados de saúde primários.

O Encontro, integrado na formação dos Internos de Medicina Geral e Familiar, juntou nesta edição 65 internos de Medicina Geral e Familiar e 48 orientadores, das Unidades de Saúde Familiares (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de toda a região do Algarve para um dia de trabalho intensivo ondem foram abordados os seguintes temas: «Integração e Continuidade de Cuidados – Um olhar sobre a articulação de Cuidados do Algarve» e «Médicos Sentinela – um convite!», entre outros.

O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. João Moura Reis, no seu discurso felicitou os Internos por terem escolhido o Algarve para trabalharem, realçando o papel «fundamental» que a Medicina Geral e Familiar e os cuidados de saúde primários assumem no Serviço Nacional de Saúde, quer pela «proximidade» quer pela «permanência» das intervenções diárias junto dos cidadãos.

Sublinhando que «o número de internos tem vindo a aumentar» no Algarve nos últimos anos «tanto nos cuidados de saúde primários como nos hospitais», o dirigente da ARS Algarve referiu que no atual momento que atravessamos, torna-se necessário «trabalharmos em conjunto para tornar o nosso dia-a-dia profissional o mais proveitoso e produtivo possível».

Dr. João Moura Reis deixou a garantia aos jovens médicos que «podem contar com o apoio da ARS Algarve» e que o trabalho desenvolvido está a ser feito na instituição no sentido de «encontrar soluções e ultrapassar dificuldades», em prol dos profissionais de saúde e dos utentes a nível regional.

No decorrer do Encontro, os Internos apresentaram posters e comunicações orais com temáticas desde «Antibioterapia no tratamento de feridas crónicas», «Prevenção secundária de Depressão a nível dos Cuidados de Saúde Primários» e «Cosleeping – o ambiente seguro de sono?», «Abordagem do doente com tinnitus em cuidados primários», «Cancro oral – Programa de intervenção precoce» e «Porocarcinoma: mais do que uma doença rara».

A Coordenadora do Internato de Medicina Geral e Familiar, Dra. Helena Boavida, fez ainda uma breve apresentação sobre a nova informação sobre as atividades do Internato, disponibilizada recentemente no portal da Administração Regional de Saúde do Algarve.

O Encontro Regional de Internos e Orientadores de Medicina Geral e Familiar da Administração Regional de Saúde do Algarve realiza-se anualmente desde 2007.

imgars_news_1.png
Voltar
RSE - Area Cidadão