Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Encontro Regional «Telemedicina: novos desafios para a Saúde após 35 anos do SNS»

ARS Algarve IPSob o mote «Novos desafios da Saúde após 35 anos do SNS», o Encontro Regional sobre Telemedicina, integrado nas comemorações do aniversário dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, promovido pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, juntou cerca de meia centena de profissionais de saúde na sexta-feira 5 de setembro de 2014 no auditório da Biblioteca Municipal de Faro, onde partilharam experiências e refletiram sobre os avanços na área das tecnologias de informação e comunicação e o seu papel enquanto importantes instrumentos de ganhos em saúde e de desenvolvimento de novas formas de articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares e mais-valias para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na sua intervenção na sessão de abertura, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, destacou a importância da Telemedicina enquanto via de aproximação dos profissionais de saúde em tempo real, dando «a possibilidade de interagir com os seus colegas e com os seus pares de forma muito mais eficaz» e uma «transmissão mútua de informação», sublinhando ainda que a aposta nesta área é um dos fatores fundamentais para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

No mesmo âmbito, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, EPE, Dr. Pedro Nunes, abordou os «novos desafios organizacionais» que a Telemedicina obriga e os benefícios da mesma, sendo que, no seu entender, poderá contribuir para «evitar a deslocação dos doentes» e cada vez mais mantê-los «perto da sua residência e perto da sua família», com a devida assistência médica.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, referindo-se à importância do trabalho desenvolvido nesta área da Saúde congratulou os profissionais que têm apostado nestas novas tecnologias a pensar nos benefícios e na melhoria da acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde sempre que necessitem.

Os novos desafios que a inovação tecnológica coloca atualmente ao SNS estiveram em debate na primeira parte do encontro, com a participação do Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS,EPE) Prof. Henrique Martins, do Coordenador do Grupo de Trabalho da Telemedicina, Dr. Luís Gonçalves, do responsável pela área da telemedicina da ARS do Centro, do Dr. Fernando Gomes da Costa, e do Diretor de Sistemas de Informação da SPMS, Dr. Diogo Reis. Durante o qual, foi destacado o trabalhado desenvolvido pela SMPS e pelo Grupo de Trabalho da Telemedicina, com principal destaque para a implementação da Plataforma de Dados da Saúde – PDS-Live e as suas potencialidades com vista à melhoria permanente da acessibilidade a todos aos cuidados de saúde e as mais valias da sua implementação, como os custos reduzidos, a acessibilidade em qualquer posto de trabalho (e futuramente com sistemas móveis), a possibilidade de interação entre os diversos serviços do hospital e Centros de Saúde e o utente e ainda a simplicidade de utilização deste sistema.

De seguida, num painel moderado pelo Dr. António Pina, responsável pela área da Telemedicina no Algarve, foram apresentadas as várias experiências em tele-saúde na Região do Algarve, nomeadamente, na área da telerradiologia pela Dra Paula Simãozinho, na área da teledermatologia pelo Dr. Larguito Claro e na área da telemonitorização em DPOC pelo Dr. Ulisses Brito, tendo contado ainda com a participação do Dr. José Madeira, médico de Medicina Geral e Familiar da USF Mirante e da Dra. Irene Cardoso, médica de Medicina Geral e Familiar da USF Âncora que traçaram a sua perspetiva enquanto utilizadores destas plataformas. No final seguiu-se um breve período de debate para recolha de contributos e esclarecimentos de dúvidas acerca dos constrangimentos e das vantagens que a implementação destas novas tecnologias pode trazer para os profissionais de saúde e para os utentes.

ARS Algarve IP
Voltar
RSE - Area Cidadão