rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Encontro Saúde Mulher no Algarve e Andaluzia

Profissionais de saúde do Algarve e Andaluzia partilharam experiências na área da saúde materna no Encontro de Saúde da Mulher no Algarve e Andaluzia


As complicações médicas na gravidez, os cuidados pré-natais, a importância do planeamento familiar, o tratamento da diabetes gestacional, da doença hipertensiva na gravidez e da patologia do colo do útero e a dispareunia, foram alguns dos temas em debate no Encontro da Saúde da Mulher no Algarve e Andaluzia, organizado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em parceria com o Serviço Andaluz de Salud e Centro Hospitalar do Algarve, que juntou na sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013, em Portimão, cerca de uma centena e meia de especialistas e internos de Ginecologia, Obstetrícia e de Medicina Geral e Familiar do Algarve e Andaluzia.


Na sessão de abertura, que contou com a presença, em representação do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, da Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve IP, Dra. Ana Cristina Guerreiro, da Diretora Clínica do Centro Hospitalar do Algarve EPE, Dra Gabriela Valadas, do Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve EPE, Dr. Fernando Guerreiro, em representação da Direção do ACES Barlavento, Dra Ana Cristina Costa, do Coordenador do Projeto POCTEP Materno –Infantil, Dr. António Pina e da representante do Serviço Andaluz de Salud, Dra. Maria Vidal Mazo, foi sublinhado, por todos nas suas intervenções, o papel fundamental que este tipo de iniciativas de formação assumem ao permitirem que os profissionais de saúde do Algarve e Andaluzia «partilhem ideias, conhecimentos e formas de trabalhar»  e, assim, «em conjunto contribuírem para a melhoria continua da prestação de cuidados de saúde».


No decorrer do Encontro, realizado no âmbito do projeto «Materno-Infantil: Desenvolvimento dos Cuidados na área Materno-Infantil na Região Transfronteiriça Algarve-Andaluzia», co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi destacada a necessidade de fomentar a interligação, articulação e comunicação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares na área da saúde da mulher, como «sendo fundamental e imprescindível» para «melhorar as boas práticas já existentes e proporcionar o melhor apoio possível à mulher».


De salientar a qualidade científica das várias apresentações realizadas, nomeadamente, dos médicos internos que se encontram a fazer a especialidade de Obstetrícia e Ginecologia e de Medicina Geral e Familiar no Algarve, revelando, no entender da comissão organizadora, que é possível com os profissionais da Região «garantir um nível de qualidade apreciável para encontros futuros».


Por outro lado, o elevado número de participantes que ultrapassou as expectativas iniciais da organização, aliado ao enorme interesse demonstrado pelos diversos intervenientes durante os períodos de discussão e debate no final das apresentações, deixou a comissão organizadora bastante satisfeita e motivada para «repetir a experiência» com a realização de um novo encontro no próximo ano neste âmbito, de forma a manter e reforçar «o diálogo entre os profissionais dos cuidados saúde primários e hospitalares nesta área».


De referir a colaboração fundamental do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve EPE na organização desta iniciativa e que possibilitou realização do encontro em Portimão – Praia da Rocha.

ARS Algarve IP
Voltar
RSE - Area Cidadão