Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sotavento homenageada pela Junta de Freguesia de Santiago em Tavira

paliativos_tavira_homenagem_2012.jpgA Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento foi homenageada, no dia 25 de julho, pela Junta de Freguesia de Santiago, numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal de Tavira, no âmbito das comemorações do Dia de Santiago, como reconhecimento do profissionalismo, competência, disponibilidade e «espírito de missão» de todos os elementos que integram a equipa.

 

 

paliativos_tavira_homenagem_2012.jpgA Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento foi homenageada, no dia 25 de julho, pela Junta de Freguesia de Santiago, numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal de Tavira, no âmbito das comemorações do Dia de Santiago, como reconhecimento do profissionalismo, competência, disponibilidade e «espírito de missão» de todos os elementos que integram a equipa.

 

 

 

A distinção, uma placa comemorativa do Dia de Santiago, foi entregue à Coordenadora da Equipa, Dra. Fátima Teixeira, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Luís Nunes, e pela Secretária da Junta de Freguesia de Santiago, Teresa Sequeira. A Dra. Fátima Teixeira, acompanhada pelos restantes elementos da equipa, pelo Diretor Executivo do ACES Sotavento, Dr. Manuel Janeiro, e pela Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, IP, Dra. Ana Costa, mostrou-se bastante orgulhosa com esta homenagem, realçando que este reconhecimento da Junta de Freguesia e da população, «é muito motivador e é mais um incentivo que nos dá força para continuarmos».

 

fatima_teixeira_paliativos_aces_sotavento.jpgPara a Coordenadora da Equipa, estas homenagens da comunidade, «são a prova de que o Serviço Nacional de Saúde tem serviços com muita qualidade», destacando «o empenho e o papel que a ARS Algarve» tem desempenhado «na melhoria dos cuidados e acompanhamento dos doentes na fase terminal da vida».

 

Por seu lado, o Diretor Executivo do ACES Sotavento, Dr. Manuel Janeiro, considera que estas homenagens das autarquias e da comunidade em geral são «muitos pertinentes e oportunas», sublinhando que «os serviços de saúde têm muitos e bons profissionais e que nem sempre vêem reconhecido o seu trabalho», nomeadamente, «esta equipa dos cuidados paliativos que desempenha uma tarefa muito exigente junto da comunidade e que precisa de ser continuamente apoiada e incentivada».

 

Durante a cerimónia que contou com a presença de representantes de várias entidades locais, autarcas e da população em geral, além da Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sotavento foram ainda homenageados três personalidades da freguesia e a Corporação dos Bombeiros de Tavira.

 

A Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos surgiu em dezembro de 2007, por iniciativa da ARS Algarve, IP como uma iniciativa pioneira nos Cuidados de Saúde Primários no âmbito da implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, tendo sido constituída, de acordo com as orientações nacionais e internacionais, nomeadamente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Inicialmente prestava apoio nos concelhos de Tavira, Olhão e Faro, passando desde 2009 a abranger apenas os concelhos da área de influência do ACES Sotavento (Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António).

 

paliativos_tavira_aces_sotavento_homenagem_2012.jpgCom uma equipa multidisciplinar constituída por três médicos, três enfermeiros, um técnico de serviço social, uma psicóloga e uma administrativa, está sedeada no Centro de Saúde de Tavira e presta assistência todos os dias do ano aos doentes dos concelhos pertencentes ao ACES Sotavento.

 

Esta equipa, ainda em fase de consolidação, tem como missão assistir doentes em estado terminal, à semelhança de outras equipas de cuidados paliativos existentes na Europa, tendo desde o seu inicio e até ao presente momento, acompanhado já cerca de 300 doentes.

 

Os doentes acompanhados no domicilio por esta equipa são utentes com doenças crónicas progressivas e sem perspectiva de tratamento curativo com intenso sofrimento e complexidade cujos problemas não podem ser resolvidos pelas equipas de cuidados continuados integrados, sendo que, os cuidados prestados pelos elementos desta equipa seguem as orientações do Programa Nacional de Cuidados Paliativos.

paliativos_tavira_homenagem_2012.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão