rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Estratégias para prevenir a hipertensão em debate no 7º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global em Vilamoura

congresso_hipertensao_2.jpgO factores de risco cardiovascular global e a prevenção da hipertensão arterial nas grávidas, crianças e nos adolescentes são alguns dos temas que vão estar em debate no 7º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), que reúne mais de novecentos participantes entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2013,  no Tivoli Marinahotel, em Vilamoura.

No decorrer da sessão oficial de abertura, que contou com a presença do Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Manuel Silva, do Presidente da SPH, Dr. José Nazaré, do Presidente da Comissão Organizadora do congresso, Dr. Fernando Pinto, o Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Miguel Madeira, em representação do Presidente da ARS Algarve IP, felicitando a Sociedade Portuguesa de Hipertensão pela «elevada participação de congressistas», destacou o interesse deste tipo de eventos científicos para estimular «a partilha de experiências e conhecimentos entre os profissionais» das várias especialidades com vista ao desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, «à melhoria continua da prestação de cuidados de saúde a todos os cidadãos».

congresso_hipertensao_4.jpgA terminar o Dr. Miguel Madeira, sublinhou a importância da realização destas iniciativas no Algarve, enaltecendo «as condições de excelência» que a Região proporciona, desejando a todos os participantes «uma ótima estadia e uma excelente jornada de trabalho».

Por seu lado, o Diretor Geral da Saúde, Dr. Fancisco George, reforçou a necessidade de se continuar a apostar na prevenção da hipertensão arterial, através do desenvolvimento de estratégias não só para melhorar o tratamento, mas, sobretudo, no controlo dos factores e comportamentos de risco para a doença, nomeadamente, a alimentação e o elevado consumo de sal, o tabagismo, o sedentarismo.

Durante os quatros dias de congresso, especialistas nacionais e estrangeiros vão partilhar conhecimentos e debater as diferentes estratégias na abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica da hipertensão arterial no contexto de risco cardiovascular global.

A hipertensão arterial na gravidez, no adulto jovem e o risco cardiovascular nas crianças e adolescentes, a hipertensão e a prevenção primária e secundária do AVC, o tratamento da diabetes mellitus, são algumas das temáticas que vão ser abordadas nas várias mesas redondas, simpósios e conferências.

congresso_hipertensao_1.jpgDe destacar ainda a realização de simpósios conjuntos com membros da Sociedade Europeia de Hipertensão e com as Sociedades de Hipertensão da Hungria, da França, do Brasil e de Moçambique.

No último dia do congresso vão ser apresentados publicamente os resultados do estudo elaborado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, sobre a prevalência da hipertensão, o consumo de sal e o nível de controlo da doença em Portugal.

Mais informações: 7º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global

congresso_hipertensao_2.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão