rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Experiência da Telemedicina da ARS Algarve apresentada no 7º Congresso Europeu da Sociedade Francesa de Telemedicina Antel

 

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP participou, nos dias 21 e 22 de novembro de 2014, no 7º Congresso Europeu da Sociedade Francesa de Telemedicina Antel em Paris, organizado pela Sociedade Francesa de Telemedicina e a rede europeia Enrich (European Network of Regions Improving Citizens’ Health).

Esta rede europeia, de que a ARS Algarve é membro desde 2005, é uma rede de regiões e autoridades locais que pretende melhorar os níveis de saúde das respetivas populações através da partilha e colaboração entre os seus membros.

Durante o Congresso de Telemedicina foram apresentadas as experiências francesas e discutido o futuro da telemedicina, tendo a ARS Algarve sido representada pelo Presidente do Conselho Diretivo, Dr. Moura Reis, e pelo Coordenador Regional da Telemedicina, Dr. António Pina.

Dr. António Pina participou na mesa redonda denominada «O que há de novo na telemedicina na Andaluzia, Luxemburgo, Alemanha, Itália e Portugal?». Nesta apresentação foi explicada a atual estratégia nacional nomeadamente o novo enquadramento jurídico (referenciação universal e majoração dos pagamentos dos atos de telemedicina) e a criação das novas plataformas universais de leitura e partilha da informação médica (PDS) e de prescrição eletrónica (PEM).

Finalmente foram referidos os exemplos a funcionar atualmente no Algarve na área da teleradiologia, teledermatologia, telereumatologia, telemonitorização em doenças pulmonares e em telepromoção eletrónica da saúde (concretamente o programa Janela Aberta à Família).

Mais informações: 7º Congresso Europeu da Sociedade Francesa de Telemedicina Antel

imgars_news_0.png
Voltar
RSE - Area Cidadão