rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Factores de risco cardiovascular, hipertensão e insuficiência cardíaca em debate nas 18ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar da Zona Sul

18ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar da Zonal Sul Insuficiência cardíaca, hipertensão e os factores de risco cardiovascular são alguns dos temas em destaque nas 18ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar da Zona Sul que reúnem cerca de uma centena de participantes, nos dias 17 e 18 de maio de 2013, no Centro de Congressos do Fórum D. Pedro, em Vilamoura, com o objetivo de incentivar a troca de conhecimentos, estratégias terapêuticas e preventivas na área das doenças cardiovasculares.  

No decorrer da sessão oficial de abertura, que contou com a presença do Dr. José Manuel Coucello, Presidente das Jornadas, acompanhado pelo Dr. Pedro de Moura Reis, Secretário-geral das Jornadas, da Dra. Rubina Correia e Dr. Luís Bronze, Comissão Organizadora das Jornadas, da Dra. Helena Boavida, em representação do Presidente do Conselho Distrital do Algarve da Ordem dos Médicos, o Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, IP, Dr. Miguel Madeira, agradecendo o convite para estar presente nestas jornadas, felicitou a comissão organizadora «pela promoção deste tipo de iniciativas» que «se revestem de uma enorme importância», pelo fomento da «troca de conhecimentos e práticas entre os profissionais, com vista à melhoria da prestação dos cuidados de saúde, tendo sendo como principal beneficiário o utente».

A terminar a sua intervenção, o Dr. Miguel Madeira congratulou-se ainda «pelo número significativo de profissionais de saúde da ARS Algarve que se encontram a participar e a partilhar a sua experiência com os mais jovens».

Durante dois dias serão partilhadas e debatidas diferentes estratégias na abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica em várias patologias e situações clínicas, entre as quais: a insuficiência cardíaca aguda; a insuficiência cardíaca com função ventricular conservada; a anticoagulação; a antiagregação; o tratamento da hipertensão e os factores de risco cardiovasculares. No dia 18 de maio, de destacar uma sessão dedicada à promoção do exercício e actividade física com o Prof. Doutor Themudo Barata da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade da Beira Interior.

As Jornadas com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua, são presididas pelo Prof. Doutor José Coucello, médico cardiologista no Algarve, chefe de serviço de cardiologia e do Centro de Diagnóstico Cardiovascular do Algarve (CDCVA).

Contactos:

Secretariado – Prismédica

Av. Miguel Bombarda, 61 – r/c Esquerdo

1050-161 Lisboa

Telf.: 21 358 43 80

Fax. 21 358 43 89

Voltar
RSE - Area Cidadão