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Gestão Ambiental nos Centros de Saúde da Região do Algarve e Huelva

Identificação do Projecto

 

Titulo do Projecto: Gestão Ambiental nos Centros de Saúde da Região Fronteiriça Algarve – Huelva

 

Área de Cooperação: Andaluzia / Alentejo / Algarve

 

Temática: Meio Ambiente, património e ambiente natural

 

Programa Operativo FEDER – Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007 – 2013

 

 

Beneficiários:

 

Serviço Andaluz de Salud

 

Administração Regional de Saúde do Algarve IP

 

Calendário:

Data de início do projecto: 01-01-2008

Data do fim do projecto: 30-09-2012

 

 

Características Transfronteiriças:

 

Tanto a província de Huelva como a região do Algarve pertencem a um ambiente geográfico comum, com características muito semelhantes. A extensão e a diversidade ambiental das áreas protegidas de ambas as regiões, fornecem um valioso património natural. É nesta área geográfica que se encontram as zonas húmidas com o melhor estado de conservação da Europa.

 

A actividade a ter lugar nas instalações dos serviços de saúde terá repercussão no ambiente independentemente de fronteiras.

 

 

Objectivos:

 

Objectivo Geral:

 

Reforçar a protecção ambiental, definindo critérios comuns de gestão ambiental nos centros de saúde na região do Algarve – Huelva.

 

Objectivos Específicos:

 

  • Economizar e racionalizar o consumo de energia.
  • Diminuir o consumo de água.
  • Eliminação de mercúrio em unidades de saúde.
  • Substituição de telhado de amianto por material “verde”.
  • Sensibilizar e educar os profissionais e utentes para atingir os objectivos.

 

 

4 Actividades do Projecto:

 

1) Sensibilização dos trabalhadores e utentes sobre as melhores práticas ambientais através da realização de campanhas conjuntas de sensibilização destinadas a poupança de energia. Inclui o desenvolvimento de material de informação em ambas as línguas.

 

2) Redução do consumo de energia e recursos não-renováveis: Substituir lâmpadas incandescentes kelp por LEDs de baixa potência; Implementação de sistemas de rega automática em áreas comuns; Instalar filtros redutores de caudal nas torneiras e chuveiros; Substituição de redes de água nos centros de saúde em Huelva.

 

3) Realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos perigosos: Criação de pontos de saúde para gestão de resíduos hospitalares; A substituição do mercúrio por dispositivos de medição electrónica de consumo.

 

4) Substituição do amianto nos telhados dos Centros de Saúde por painéis sanduíche com isolamento.

  

 

Resultados esperados:

 

Tradicionalmente, tanto em Portugal como em Espanha, o sector da saúde tem adoptado uma importante parcela de responsabilidade para a contribuição necessária para o cumprimento da legislação ambiental.

  

A implementação de uma gestão ambiental eficaz é uma ferramenta importante para reduzir o impacto que a prestação de serviços de saúde causa no ambiente.

 

Os cuidados de saúde, principalmente os especializados, envolvem alto consumo de energia. Assim, é fundamental implementar medidas para reduzir o consumo de energia contribuindo assim para combater as alterações climáticas.

 

Esta região do sudoeste da Europa tem um baixo índice pluviométrico o que coloca o consumo de água como um dos aspectos ambientais de especial importância. As actividades a serem realizadas no âmbito deste projecto irão resultar numa poupança considerável deste recurso escasso.

 

Seguindo a directiva europeia que proíbe o uso de mercúrio nos termómetros e outros aparelhos de medição (2 de Outubro de 2008), a substituição nos Centros de Saúde de todos os instrumentos de medição que incluam mercúrio irá aliviar diminuir a contaminação produzida pelo mesmo.

 

Da mesma forma, a substituição das coberturas de amianto, existentes em alguns Centros de Saúde do Algarve, irá permitir acabar com a exposição dos profissionais e utentes a um material altamente perigoso para a sua saúde. A utilização de novas coberturas com isolamento térmico irá ainda permitir controlar as variações térmicas no interior dos edifícios.

Identificação do Projecto

 

Titulo do Projecto: Gestão Ambiental nos Centros de Saúde da Região Fronteiriça Algarve – Huelva

 

Área de Cooperação: Andaluzia / Alentejo / Algarve

 

Temática: Meio Ambiente, património e ambiente natural

 

Programa Operativo FEDER – Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007 – 2013

 

 

Beneficiários:

 

Serviço Andaluz de Salud

 

Administração Regional de Saúde do Algarve IP

 

Calendário:

Data de início do projecto: 01-01-2008

Data do fim do projecto: 30-09-2012

 

 

Características Transfronteiriças:

 

Tanto a província de Huelva como a região do Algarve pertencem a um ambiente geográfico comum, com características muito semelhantes. A extensão e a diversidade ambiental das áreas protegidas de ambas as regiões, fornecem um valioso património natural. É nesta área geográfica que se encontram as zonas húmidas com o melhor estado de conservação da Europa.

 

A actividade a ter lugar nas instalações dos serviços de saúde terá repercussão no ambiente independentemente de fronteiras.

 

 

Objectivos:

 

Objectivo Geral:

 

Reforçar a protecção ambiental, definindo critérios comuns de gestão ambiental nos centros de saúde na região do Algarve – Huelva.

 

Objectivos Específicos:

 

  • Economizar e racionalizar o consumo de energia.
  • Diminuir o consumo de água.
  • Eliminação de mercúrio em unidades de saúde.
  • Substituição de telhado de amianto por material “verde”.
  • Sensibilizar e educar os profissionais e utentes para atingir os objectivos.

 

 

4 Actividades do Projecto:

 

1) Sensibilização dos trabalhadores e utentes sobre as melhores práticas ambientais através da realização de campanhas conjuntas de sensibilização destinadas a poupança de energia. Inclui o desenvolvimento de material de informação em ambas as línguas.

 

2) Redução do consumo de energia e recursos não-renováveis: Substituir lâmpadas incandescentes kelp por LEDs de baixa potência; Implementação de sistemas de rega automática em áreas comuns; Instalar filtros redutores de caudal nas torneiras e chuveiros; Substituição de redes de água nos centros de saúde em Huelva.

 

3) Realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos perigosos: Criação de pontos de saúde para gestão de resíduos hospitalares; A substituição do mercúrio por dispositivos de medição electrónica de consumo.

 

4) Substituição do amianto nos telhados dos Centros de Saúde por painéis sanduíche com isolamento.

  

 

Resultados esperados:

 

Tradicionalmente, tanto em Portugal como em Espanha, o sector da saúde tem adoptado uma importante parcela de responsabilidade para a contribuição necessária para o cumprimento da legislação ambiental.

  

A implementação de uma gestão ambiental eficaz é uma ferramenta importante para reduzir o impacto que a prestação de serviços de saúde causa no ambiente.

 

Os cuidados de saúde, principalmente os especializados, envolvem alto consumo de energia. Assim, é fundamental implementar medidas para reduzir o consumo de energia contribuindo assim para combater as alterações climáticas.

 

Esta região do sudoeste da Europa tem um baixo índice pluviométrico o que coloca o consumo de água como um dos aspectos ambientais de especial importância. As actividades a serem realizadas no âmbito deste projecto irão resultar numa poupança considerável deste recurso escasso.

 

Seguindo a directiva europeia que proíbe o uso de mercúrio nos termómetros e outros aparelhos de medição (2 de Outubro de 2008), a substituição nos Centros de Saúde de todos os instrumentos de medição que incluam mercúrio irá aliviar diminuir a contaminação produzida pelo mesmo.

 

Da mesma forma, a substituição das coberturas de amianto, existentes em alguns Centros de Saúde do Algarve, irá permitir acabar com a exposição dos profissionais e utentes a um material altamente perigoso para a sua saúde. A utilização de novas coberturas com isolamento térmico irá ainda permitir controlar as variações térmicas no interior dos edifícios.

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