Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

«Globalização, Ética e Saúde» no II Fórum Regional de Saúde do Algarve

forumsaude.jpg 

Prof. Dr. Giovanni Berlinguer sublinhou a saúde como sendo «essencial para a qualidade da vida e para a vida» e «instrumental como pré-condição da liberdade» na sua conferência intitulada «Globalização, Ética e Saúde», realizada no II Fórum Regional de Saúde do Algarve.

forumsaude.jpg 

Prof. Dr. Giovanni Berlinguer sublinhou a saúde como sendo «essencial para a qualidade da vida e para a vida» e «instrumental como pré-condição da liberdade» na sua conferência intitulada «Globalização, Ética e Saúde», realizada no II Fórum Regional de Saúde do Algarve.

 

O conferencista convidado Prof. Dr. Giovanni Berlinguer, médico italiano, deputado ao Parlamento Europeu desde 2004, perito em questões de bioética e saúde e membro da Comissão sobre os Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde, fez no II Fórum Regional de Saúde do Algarve no 29 de Maio uma contextualização histórica sobre o desenvolvimento da esperança de vida média no mundo numa perspectiva social, política e económica.

 berlinguerperfil.jpg

«Não se pode pensar que (o acesso à) saúde é igual entre uma pessoa e outra, nunca poderá ser. Há desigualdades que nascem com a pessoa, com a sua genética, com a sua educação, com o sítio onde a pessoa vive, são naturais da sua própria cultura. Mas acredito que pode haver uma maior equidade existindo uma maior consciencialização e solidariedade entre as pessoas», realçou, sublinhando que será possível com a ajuda dos responsáveis políticos.

 

Prof. Dr. Giovanni Berlinguer explicou, à margem do Fórum, que a Comissão sobre os Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde foi criada para «fortalecer a ideia de que a saúde não se trata só de problemas terapêuticos mas também problemas de condições de vida, educação, trabalho, ambiente, condições sociais e a segurança da pessoa», sendo a desigualdade em saúde um «problema muito antigo».

 

O conferencista sublinhou ainda que o trabalho deste organismo destina-se a «ampliar os conhecimentos, a estimular a sociedade civil, a propor objectivos políticos que se possam alcançar a nível global, nacional e local.»

 

Como Prof. Dr. Giovanni Berlinguer referiu no seu discurso: «a saúde e a vida devem ser actualmente encaradas como uma finalidade global, como um bem a favor do qual se deve actuar de forma explícita e programada», sobretudo «com políticas apropriadas».

 dr_berlinguer2.jpg

Referiu, ainda, finalizando o seu discurso, que as condições e políticas de saúde na União Europeia têm vindo a «melhorar» e que deve existir um envolvimento de «todas as instituições, os transportes, o ensino, a agroalimentação, o ambiente e ao mesmo temo a participação dos cidadãos», sendo a saúde «essencial para a qualidade da vida e para a vida» e que «instrumental como pré-condição da liberdade».

 

 formato de ficheiro PDF Apresentação Dr Giovanni Berlinguer (151.46 kB)

forumsaude.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão