Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Grupo lúdico-terapêutico da UCC Gentes de Loulé promoveu atividades para crianças integradas nos programas terapêuticos de saúde mental e infantil

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, através do GASMI (Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil), do SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – ELI Loulé) e do NACJR (Núcleo de apoio às Crianças e Jovens em Risco) do Centro de Saúde de Loulé, dinamizaram entre os dias 14 e 24 de julho de 2014 um conjunto de atividades lúdico-terapêuticas no seio da comunidade com o objetivo de aumentar as competências sociais e relacionais e observar as crianças e jovens num contexto diferente do habitual ambiente clínico para aferir a sua evolução e os ganhos terapêuticos ao longo do último ano de intervenção.

Este projeto do Grupo lúdico-terapêutico da UCC Gentes de Loulé promovido no âmbito da intervenção na área do desenvolvimento e saúde mental infantil procurou também fomentar uma maior aproximação e envolvimento com a comunidade jovem de Loulé. Para tal, surgiu a oportunidade de integrar jovens entre os 16 e os 18 anos de idade, que manifestaram interesse em realizar voluntariado junto desta população, disponíveis para colaborar como monitores, auxiliando os técnicos nas atividades desenvolvidas. Para o desempenho destas atividades, foram realizadas sessões de formação e informação a estes jovens para sensibilizá-los e capacitá-los para o desempenho das atividades.

As atividades, que decorreram ao longo de duas semanas, contaram com a participação de 33 crianças e 12 monitores, divididos em grupos por faixas etárias, e foram realizadas no Parque Municipal de Loulé, o que permitiu a exploração de diferentes experiências que este espaço oferece, agregado a um ambiente natural e ecológico. No final foi realizado um momento de reflexão com os jovens voluntários e entregue um certificado de participação.

As diversas atividades promovidas pelo Grupo lúdico-terapêutico tiveram como principais objetivos:

  • avaliação dos ganhos terapêuticos obtidos ao longo do último ano;
  • promoção das competências sociais das crianças e jovens acompanhados nos projetos;
  • promoção de atividades lúdicas num contexto de lazer;
  • aproximação dos projetos à comunidade;
  • divulgação de informação acerca dos projetos;
  • os técnicos adquirirem maior conhecimento da comunidade jovem do concelho;
  • benefícios para a formação pessoal e cívica dos jovens;
  • os jovens monitores funcionarem como modelos positivos de referência e identificação para as crianças e jovens acompanhados.

De referir que o conjunto das atividades foram dinamizadas pelos diversos profissionais que integram os projetos do GASMI, do SNIPI e do NACJR de Loulé, designadamente, Elisabete Fortunato, Ilza Martins, João Godinho, Marta Chaves da Silva, Sandra Freitas, Sónia Coelho Nunes e Verónica Afonso e assegurados seguros às crianças e voluntários.

 

Voltar
RSE - Area Cidadão