previous arrow
next arrow
Slider

Higiene das Mãos: segundos que salvam vidas – Lave as mãos!

“Higiene das Mãos: segundos que salvam vidas – Lave as mãos!” é mote das comemorações deste ano do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de maio, promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, a Direção Geral da Saúde (DGS) e a Direção Geral de Educação (DGE) colocaram o foco nos cidadãos e, em particular nas crianças e jovens, como executores desta boa prática e também como transmissores da mensagem nos seus vários âmbitos (familiar, escolar, redes de amigos), de modo ativo e através de diversas gerações.

As mensagens principais para esta comemoração são:

  • Ao mote da OMS para 2021, associou-se o mote “Queremos que a COVID-19 desapareça, mas que a higiene das mãos permaneça”, tendo em conta que 20 segundos bastam para evitar infeções e salvar vidas, não só associadas à COVID-19, mas a outras infeções transmissíveis na comunidade.
  • Quem salva vidas: os profissionais de saúde e todos aqueles que trabalham ou colaboram com as unidades de saúde, mas também os Cidadãos em geral, porque se trata de uma responsabilidade partilhada.

Neste 5 de maio de 2021, serão realizadas atividades alusivas ao tema nas escolas, numa parceria entre o Ministério da Saúde (DGS) e o Ministério da Educação (DGE), das quais se destacam:

  • Concurso para alunos do 1.º ciclo sobre o tema da higiene das mãos;
  • Aplicação de questionário e formação customizada sobre higiene das mãos para alunos do 2.º e 3.º ciclos;
  • Campanha de comunicação com spots de vídeo e materiais para as redes sociais.
  • Ações diversas nas escolas e presenças em meios de comunicação social.

Para o efeito, foram convidados docentes e alunos das escolas para que participassem ativamente em ações de promoção da higiene das mãos, abordando a sua relevância na saúde global dos cidadãos.

Os cidadãos são convidados a juntar-se a esta iniciativa promovendo a higiene das mãos, nomeadamente usando as vossas redes e as Hashtags: #segundosquesalvamvidas #higienedasmãos

Para os profissionais de saúde foram produzidos diversos materiais promocionais, bem como um dashboard com principais resultados da Estratégia Multimodal das Precauções Básicas do Controlo da Infeção nos últimos 10 anos.

A higiene das mãos é um compromisso individual e uma responsabilidade partilhada por todos.

A ARS Algarve através do Grupo Coordenador Regional do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (GCR-PPCIRA), e as diversas unidades e equipas de saúde da região associam-se anualmente à Direção-Geral da Saúde nestas comemorações, com a realização de várias atividades:

ACeS Central:

  • Equipa de Saúde de Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro: Ação de sensibilização no dia 5 de maio às turmas dos 3º e 4 º anos da EB 2,3 D. Afonso III em Faro.  No dia 6 de maio ação de sensibilização na EB 2,3 Montenegro, turmas dos 9º e 7º anos.

 

 

   

ACeS Sotavento:

  • Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Aleo e a Unidade Saúde Pública: Difusão de foto personalizada com slogan ” As tuas Mãos Primeiro” elaborada no âmbito do Projeto ” Precauções Básicas de Controlo de Infeção em Tempo de Pandemia: Inovar para puder melhorar” e criação de faixas  com slogan ” As tuas Mãos Primeiro” que serão colocadas nos Centros de Saúde de Alcoutim, Castro Marim, VRSA e Tavira.
  • Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António de Arenilha: Ação de sensibilização sobre a importância da Higiene das Mãos, junto à comunidade escolar em Vila Real de Santo António.
  • Unidade de Saúde Familiar (USF) Levante: Elaboração de cartazes e participação num programa de Rádio sobre a temática da Higiene das Mãos.
  • Unidade de Saúde Familiar (USF) Gilão: Criação de pontos estratégicos para a higiene das mãos com suporte de SABA com uso de pedal.

RNCCI:

  • Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Vila Real de Santo António: Atividades lúdicas e formativas com os utentes da UCCI; Sensibilização e entrega de panfletos aos familiares durante as visitas; Formação contínua sobre a Higiene das Mãos durante o mês de Maio para os profissionais da UCCI. A formação irá prolongar-se durante todo o ano de 2021 e visualização de um filme realizado em 2019 pelos profissionais da UCCI e posterior dinamização de um debate sobre o tema.

 

 

 

Mais informações: DGS

Microsite da DGS – PPCIRA

Página oficial da OMS – SAVE LIVES: Clean Your Hands 5 May 2021 

Voltar
RSE - Area Cidadão
commodo quis, sem, id justo odio Phasellus suscipit vulputate, dolor.