rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

I Reunião Anual da ENRICH – Network de 2011, realizada em Pisa – Toscana – Itália discutiu o papel dos cuidados de saúde primários nas Estratégias Regionais Europeias

 

O papel dos cuidados de saúde primários nas estratégias regionais europeias para melhorar a eficácia, e a equidade dos sistemas de saúde e garantir a sustentabilidade da economia, foi o tema central daimagem (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) que se realizou no dia 13 de Junho, em Pisa, Toscana Itália, na «Scuola Superiore Sant’ Anna».

 

O papel dos cuidados de saúde primários nas estratégias regionais europeias para melhorar a eficácia, e a equidade dos sistemas de saúde e garantir a sustentabilidade da economia, foi o tema central daimagem (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) que se realizou no dia 13 de Junho, em Pisa, Toscana Itália, na «Scuola Superiore Sant’ Anna».

 

Realizou-se nos passados dias 13 e 14 de Junho em Pisa, Toscana, Itália, a I Reunião Anual da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) de 2011, e a Conferência «Primary care: Regional strategies to improve efficacy and equity while guaranteeing economic sustainability» organizada pela ENRICH – Network.

 

Durante o dia 14 de Junho decorreu a I Reunião Anual da ENRICH – Network de 2011, em que participaram as regiões representadas na Conferência. A Comunidade Autónoma da Andaluzia, em nome do Secretariado apresentou o Programa de Actividades para 2012 e os desenvolvimentos realizados na página da internet da ENRICH-Network.

 

imagem

Durante a 1.ª parte da reunião foi aprovada o plano de trabalhos para o ano de 2012 e escolhida a cidade de Paris para a II Reunião Anual de 2011 da ENRICH – Network. A reunião realizar-se-á em simultâneo com as Jornadas Europeias da ANTEL – Associação Nacional Francesa para a Telemedicina nos dias 17 e 18 de Novembro de 2011. Durante a 2.ª parte da reunião foi feito um ponto da situação das áreas de trabalho comuns às várias regiões: Segurança do Paciente; Peso Saudável e AIR Project e foi proposta que a Região da Aquitânia assumisse a Presidência do Secretariado da Rede na I Reunião Anual de 2012 que se realizará no mês de Janeiro em Bordéus.

 

No dia 13 de Junho, decorreu a Conferência «Primary care: Regional strategies to improve effica and equity while guaranteeing economic sustainability» organizada pela Scuola Superiore Sant’ Anna – Pisa, pelo Governo Regional da Toscana e pela ENRICH-Network, presidida pela Ministra da Saúde do Governo Regional da Toscana, Daniela Scaramuccia, com a participação de comunicações da Agência Regional de Saúde da Toscana- Itália, da Agência Regional de Saúde da Aquitânia-França, da Conselharia de Saúde da Andaluzia-Espanha, da Agência Regional da Lombardia-Itália, da ARS Algarve, IP, – Portugal e da Scuola Superiore Sant’ Anna – Pisa (Itália).

 

A Conferência que teria como principal conferencista a Professora Dra. Barbara Starfield, Professora de «Health Policy and Management» na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, foi surpreendida pela morte inesperada da Professora Barbara Starfield na manhã do dia 10 de Junho na sua casa da Califórnia (USA), tendo o Professor Dr. Gavino Maccioco, Director do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Florença, procedido a uma intervenção de homenagem ao trabalho realizado pela Professora Barabara Starfield em nome da organização da Conferência.

imagem

 

A rede criada em 2005 em Florença, de que a ARS Algarve IP é membro desde 2009, é constituída pelas regiões da Toscana (Itália), da Andaluzia (Espanha), do East Midlands (Reino Unido), da Aquitânia (França), da Umbria (Itália), da Malopolska (Polónia), da Valónia (Bélgica), 3.ª Região de Saúde da Macedónia (Grécia), da Drama-Kalava-Xanthi (Grécia) da Alta Saxónia (Alemanha), de Steiermark (Áustria) e do Algarve (Portugal), presidida desde 2009 pela Andaluzia, tendo como vice-presidentes a Toscana, a Aquitânia e o East Midlands, conta com um secretariado em Bruxelas, sendo reconhecida pela Comissão Europeia como uma rede activa que visa a partilha de informações e boas práticas, o acompanhamento do desenvolvimento das novas políticas, programas e iniciativas implementadas pela Comissão Europeia no campo da saúde e a concretização de projectos inter-regionais nas áreas concertadas entre regiões.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão