Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

II edição do Festival internacional de Cinema e Saúde Mental no Museu Municipal de Faro

A Associação Inconsciente Coletivo organiza, com o apoio da Direcção Geral da Saúde, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2014, o 2º Festival Internacional de Cinema da Saúde Mental (FICSAM) no Museu Municipal de Faro, com o objetivo de sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.

Nesta segunda edição, o FICSAM tem como tema principal «Viver com a Esquizofrenia», em conformidade com o tema proposto pela World Federation for Mental Health para as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental assinalado a 10 de outubro. 

O FICSAM tem a concurso cerca de 58 filmes centrados no tema da saúde mental, oriundos de todo o mundo, num evento que apresenta também várias atividades paralelas.

Além do cinema, haverá uma palestra, uma exposição de trabalhos realizados pelos utentes do Forúm Ocupacional da ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve) intitulada «Recreando a nossa Herança», da pintora PULITA sobre o universo psicológico de Fernando Pessoa ,«O desassossego de Fernando Pessoa» e pelo projeto LLartproject de Sofia Trincão e Leif Lønne «Olhar Lunático» e ainda um workshop de cinema intensivo digital dinamizado por Diogo Pessoa de Andrade.

Será apresentada também uma palestra subordinada ao tema dinamizada por técnicos da Associação de Saúde Mental do Algarve e pela equipa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve, pelas 15.00 horas. Para ter direito a certificado de participação devem solicitá-lo através do email ficsam@live.com.

A organização do festival recebeu para esta edição perto de 300 filmes. Os filmes selecionados serão submetidos à avaliação do público.

Para além das categorias de ficção, documentário, animação e videoclip há ainda a categoria em que participam filmes realizados por alunos de escolas de cinema portuguesas e internacionais.

Este evento pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.

As portas do FICSAM abrem às 18 horas do dia 9 de outubro, quinta-feira para a inauguração das exposições nos claustros do Museu Municipal de Faro. A entrada é gratuita. 

Os bilhetes para as sessões de filmes podem ser adquiridos no Museu Municipal de Faro durante os dias do evento a partir das 18.00 horas. Têm o custo de 3 euros.

Mais informações: FICSAM

Voltar
RSE - Area Cidadão