Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

III Jornadas de Serviço Social do Hospital de Portimão e Lagos do CHAlgarve, EPE debatem papel do serviço social em contextos emergentes

Sob o mote «(Re) Pensar o Serviço Social em Contextos Emergentes», as III Jornadas de Serviço Social do Hospital de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar do Algarve, EPE reúnem um conjunto de profissionais da área do serviço social, nos dias 29 e 30 de maio de 2014, no Auditório da unidade hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, com o objetivo de reflectir sobre o papel do técnico superior de serviço social tendo em conta os desafios que o atual contexto social coloca, quer nos serviços de saúde quer nas relações com os restantes parceiros sociais.

No decorrer da sessão de abertura, na presença da Coordenadora do Serviço Social do Centro Hospitalar do Algarve, EPE – unidade de Portimão e Lagos, Dra. Gina Bento, da Presidente da APSS – Delegação do Algarve, Dra. Graça Rafael, da Diretora Clínica do Centro Hospitalar do Algarve, EPE, Dra. Gabriela Valadas, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve,IP, Dr. Moura Reis, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de serviço social no atual momento que o país atravessa e que «atinge transversalmente os vários sectores da sociedade, nomeadamente, na área da Saúde e naturalmente o Sector Social».

Sublinhando que «é fundamental não desistir», o Presidente da ARS Algarve IP deixou uma palavra de incentivo aos profissionais do serviço social que trabalham nas diversas áreas, nomeadamente, da Saúde, Educação, Segurança Social, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Autarquias para que «com o contributo de todos, consigam abraçar os desafios que o atual contexto da sociedade nos coloca, e que consigam criar novas sinergias, estratégias comuns e contribuir para fomentar a complementaridade das boas práticas já existentes para fazer face às atuais necessidades dos cidadãos tendo sempre como principal meta a inclusão social, o bem-estar de todos e a defesa dos direitos humanos, porque só assim será possível continuar a garantir a acessibilidade e a qualidade dos nossos serviços e apoios nesta área».

De destacar a participação da Professora Doutora Maria Irene Carvalho, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, para proferir a conferência inaugural intitulada «Serviço Social na Saúde em tempo de crise e entre politicas conflituantes».

A perspetiva social em contexto hospitalar, o papel das empresas na intervenção social, a realidade, as expectativas e os desafios que se colocam na área do apoio domiciliário, a inovação e o empreendorismo em serviço social, são alguns dos temas em debate nos diversos painéis da terceira edição destas jornadas.

 

Mais informações: III Jornadas de Serviço Social do Hospital de Portimão e Lagos do CHAlgarve, EPE

Voltar
RSE - Area Cidadão