rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Inovação e futuro da reumatologia em debate no XVII Congresso Português de Reumatologia

Sob o mote «Inovação e regeneração em Reumatologia», o XVII Congresso Português de Reumatologia juntou mais de 600 profissionais de saúde entre os dias 7 e 10 de maio de 2014, em Albufeira, para debaterem as novas formas de diagnóstico, técnicas e soluções inovadoras nesta área de modo a garantir o melhor tratamento possível a todos os doentes.

No decorrer da sessão oficial de abertura, na presença da Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Dra. Viviana Tavares, do Secretário-Geral da SPR e Presidente do Congresso, Dr. Fernando Pimentel dos Santos, do Prof. Doutor João Eurico da Fonseca e do Presidente da Câmara de Albufeira, Dr. Carlos Silva e Sousa, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Moura Reis, em representação do Ministro da Saúde, felicitou a comissão organizadora pela escolha da Região do Algarve, sublinhando que este encontros são essenciais para «aproveitar as experiências de cada um para que o tratamento e abordagem das diversas patologias reumatológicas, possam atingir níveis de excelência e replicar as melhores práticas clinicas em prol do bem-estar dos nossos doentes».

Na sua intervenção o Presidente da ARS Algarve IP aproveitou para realçar o trabalho desenvolvido na região nesta área, dando como exemplo a aposta «num projeto inovador de consultas de telereumatologia» entre o Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar do Algarve e os ACES do Sotavento e Barlavento. Apesar de «ainda se encontrar numa fase inicial», o presidente da ARS Algarve IP, destacando o empenho dos profissionais envolvidos, salientou que este «apoio contribuirá com certeza não só para melhorar o diagnóstico precoce das diversas patologias do foro reumatológico dos utentes das diversas unidades de cuidados de saúde primários da região, ajudando a melhorar a eficiência e promover a rapidez no acesso aos cuidados de saúde».

A terminar o Dr. Moura Reis, destacou ainda o trabalho realizado ao longo dos últimos anos e os excelentes resultados alcançados no Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, sob a gestão da Administração Regional de Saúde do Algarve. Situada em São Brás de Alportel, «uma unidade de referência e mesmo reconhecida internacionalmente, nomeadamente, nas vertentes da medicina física e reabilitação, fisioterapia e de fisiatria», concluiu.

No final da sessão procedeu-se à cerimónia de entrega de Bolsas de investigação e a atribuição dos Galardões Reuméritus da Sociedade Portuguesa de Reumatologia aos homenageados da edição deste ano.

De destacar ainda que no decorrer do congresso, foram apresentados dados preliminares do estudo ReumaCensos – EpiReuma.pt, o primeiro inquérito nacional, que contou com a colaboração da Universidade Católica, sobre a prevalência das doenças reumáticas e que pretende obter informação relevante para o desenvolvimento do Plano Nacional contra as doenças reumáticas. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, as conclusões deste estudo serão conhecidas entre julho e agosto deste ano, e permitirão avaliar com rigor a prevalência das doenças reumáticas em Portugal e também o seu impacto em termos sociais, pessoais e familiares.

Mais informações sobre o XVII Congresso Português de Reumatologia: Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Voltar
RSE - Area Cidadão