Intervenção de Equipa de Cuidados Continuados Integrados em Silves reforçada com telesuporte comunitário
No seguimento da assinatura de acordo de cooperação no âmbito do Projecto RESATER, entre o Município de Silves e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve, IP), a 22 de Abril de 2010, encontra-se a decorrer a implementação do sistema de telesuporte comunitário no Concelho de Silves, que virá reforçar a intervenção da Equipa de Cuidados Continuados Integrados domiciliários (ECCI), aumentar a segurança dos utentes e promover o auto-cuidado no domicílio.
No seguimento da assinatura de acordo de cooperação no âmbito do Projecto RESATER, entre o Município de Silves e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve, IP), a 22 de Abril de 2010, encontra-se a decorrer a implementação do sistema de telesuporte comunitário no Concelho de Silves, que virá reforçar a intervenção da Equipa de Cuidados Continuados Integrados domiciliários (ECCI), aumentar a segurança dos utentes e promover o auto-cuidado no domicílio.
O projecto RESATER pretende criar ferramentas integradas de gestão de informação, conhecimentos, competências e serviços, vinculados à prestação cuidados de saúde em meio rural, criando-se assim um espaço de trabalho cooperativo virtual, através da integração de tecnologias multimédia e da transmissão de dados em rede.
Pela extensão geográfica do concelho de Silves e características sócio-demográficas, este projecto desenvolvido em parceria entre a ECCI da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade e o Município de Silves, dá resposta a necessidades de saúde em diversos aglomerados rurais e de interior, com problemas de isolamento e de acessibilidade condicionada, como se verifica nas freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines.
Neste momento, estão a ser desenvolvidas as ferramentas de software pela empresa responsável e já decorreram testes experimentais dos equipamentos. Este projecto, cuja implementação no Município tem um valor global de 100 mil euros, sendo 75% financiados pelo FEDER e 25% pela Câmara Municipal de Silves, será operacionalizado em meados de Abril de 2011.
PROJECTO – TELESUPORTE COMUNITÁRIO – da ECCI de Silves engloba:
«Call Center» – Centro de atendimento telefónico para os utentes da ECCI, efectuado por profissionais de saúde da equipa, enfermeiros, que tem por objectivo:
Efectuar a triagem, apoio e orientação dos utentes e ou cuidador informal perante uma necessidade de saúde transmitida por estes telefónicamente.
«Aplicativo de gestão de frota com sistema de localização de utentes»:
Sistema em rede que permite a gestão e localização de viaturas e comunicação com os utentes.
Este projecto implica a dotação da equipa ECCI de Silves dos seguintes equipamentos – Sistema de comunicação «central telefónica com base de dados», sistema de gestão de frota (GPS), equipamento informático, PC portátil com Web-Cam e telemóveis com videochamada para todas as viaturas da ECCI e Sede.
OBJECTIVOS DO PROJECTO
Sabendo que a população de 65+anos e com patologias crónicas é a grande consumidora de cuidados de saúde, e que grande maioria dos utentes da ECCI de Silves está incluída neste grupo, pretende-se com este projecto:
-
Informar e orientar o utente e/ou a família;
-
Diminuir os reinternamentos hospitalares;
-
Diminuir a utilização dos serviços de urgência;
-
Promover o auto-cuidado no domicílio;
-
Reforçar a intervenção da ECCI;
-
Facilitar o acesso aos cuidados de saúde;
-
Reforçar a segurança da família;
-
Promover a ligação e circuito com os serviços hospitalares para garantir a continuidade de cuidados entre os diferentes níveis assistenciais.
POPULAÇÃO ALVO/UTILIZADORES
Utentes da ECCI e seus cuidadores informais que:
Apresentem alterações do seu estado clínico;
Necessitem de esclarecimento de dúvidas relativas à sua situação de saúde;
Necessitem de calendarização de visita pela ECCI para avaliação não prevista.
O Programa RESATER apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Este projecto é liderado pelo Syndicat Mixte du Pays Couserans Direction (França), contando com a participação da Association pour le Développement du Pays de Figeac (França), Asociación Aragonesa de Entes Locales, Federación Asturiana de Concejos, Fundación INTRAS (Espanha) e o Município de Silves (Portugal). Tem ainda como parceiros associados o Hospital de Zamora, Asociación de Entidades para la Promoción de la Asistencia Sociosanitaria y de la Salud Mental, Asociación de Empresas Sociales de Castilla y León en Enfermedad Mental (Espanha), Ministério da Saúde (Portugal), Association ECHOSANTE e Réseau Télémédecine Regional Midi Pyrénées (França).
Este processo implicará o desenvolvimento de um observatório SUDOE- Programa Operacional do Objectivo Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu 2007-2013 – relacionado com saúde e telemedicina e de uma Plataforma comum de partilha de informação.
O programa SUDOE tem como principal objectivo consolidar o espaço sudoeste europeu como um espaço de cooperação territorial nos domínios da competitividade e da inovação, do ambiente, do desenvolvimento sustentável e do ordenamento do território.
Nos dias 27, 28 e 29 de Outubro no Auditório da Biblioteca Municipal de Silves decorreu o Seminário RESATER de Silves, realizando-se a cerimónia pública de apresentação dos projectos de todos os parceiros envolvidos a 28 de Outubro, presidida pela Dr.ª Isabel Soares, Presidente da Câmara Municipal de Silves e pelo Dr. Rui Lourenço, Presidente da ARS Algarve IP.
