Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Jornadas de Enfermagem em Cuidados Intensivos do Hospital de Faro na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

imagem

Realizaram-se nos dias 24 e 25 de Novembro de 2011, as primeiras «Jornadas de Enfermagem em Cuidados Intensivos do Hospital de Faro – A pessoa em situação crítica», no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, numa organização da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro EPE, reunindo profissionais de saúde da área da enfermagem e outros especialistas em torno de temas relacionados com a prestação de cuidados intensivos.

imagem

Realizaram-se nos dias 24 e 25 de Novembro de 2011, as primeiras «Jornadas de Enfermagem em Cuidados Intensivos do Hospital de Faro – A pessoa em situação crítica», no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, numa organização da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro EPE, reunindo profissionais de saúde da área da enfermagem e outros especialistas em torno de temas relacionados com a prestação de cuidados intensivos.


  

Com o intuito de refletir sobre os cuidados intensivos e partilhar experiências, as primeiras «Jornadas de Enfermagem em Cuidados Intensivos do Hospital de Faro – A pessoa em situação crítica», reuniram mais de uma centena de profissionais de saúde que durante a manhã abordaram temas como: «Autonomia, Responsabilidade e Tomada de Decisão»; «Competências em Enfermagem», «A Atuação Sob Protocolos – Prós e Contras», «Transporte do Doente Crítico», «O Helitransporte do Doente Crítico», «Eventos Adversos no Transporte» e «Trabalho em Equipa, Multidisciplinar ou Interdisciplinar».

 

Tendo sido iniciada a sessão de abertura destas Jornadas com palavras de saudação dirigidas à organização da Enfª Chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro EPE, Enfª Felizarda Santiago, e da Enfª Cecília Costa da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, tomou a palavra a vogal do Conselho de Administração do Hospital de Faro EPE, Enfª Filomena Martins, que sublinhou a importância deste evento como uma «oportunidade de partilha e de reflexão» para os presentes no sentido de alcançar «um melhoramento dos cuidados intensivos».

imagem

 

Por seu lado, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, abordou a situação contratual dos enfermeiros na região do Algarve que ultimamente tem vindo a ser noticiada, sublinhando que «é um processo moroso mas que está a ser desenvolvido com relativa velocidade. Gostaríamos que fosse mais rápido». «Estamos no bom caminho», realçou o dirigente, sendo que os processos estão a ser avaliados com relativa celeridade no Ministério da Saúde. O Dr. Martins dos Santos felicitou ainda o «sucesso» das Jornadas, tendo em conta a elevada participação, deixando o repto para serem repetidas e realizadas de dois em dois anos «para enriquecer a troca de conhecimentos e melhorar os cuidados de saúde a prestar ao doente».

 

A parte da tarde do primeiro dia foi dedicada aos temas: «Necessidades da Família do Doente Crítico»; «O Enfermeiro como familiar do Doente Crítico – Um Testemunho»; «Suporte Social à Família do Doente Crítico» e «Informação à Família».

 

«Como se Organiza uma Equipa de Emergência Intra-Hospitalar»; «Os resultados de uma Equipa de Emergência Intra-Hospitalar»; «Qualidade em Saúde: A Melhoria Contínua da Prática»; «Gestão de Risco Clínico» e «Vigilância Epidemiológica da Infeção em Cuidados Intensivos foram as temáticas em debate no inicio do segundo dia das Jornadas.

 

Após o intervalo, ainda na parte da manhã do segundo dia, esteve em destaque a Formação, com uma abordagem sobre: «Necessidades Formativas dos Enfermeiros»; «Estilos de Aprendizagem – Como os Enfermeiros gostam de Aprender»; «As TIC ao Serviço da Formação» e «Integração à vida profissional em Cuidados Intensivos – Uma experiência».

 

imagem

Na parte da tarde os enfermeiros reflectiram sobre questões éticas através da apresentação de comunicações sobre «Decisão de Não Reanimar»; «A Transmissão da Má Notícia»; «O Enfermeiro perante a Morte Cerebral e Transplantação de órgãos»; «O impacto dos Cuidados Intensivos nos Enfermeiros» e «Ética na Prática Clínica». Antes da sessão de encerramento foram ainda entregues os prémios aos oradores das comunicações científicas.

 

Ao longo dos dois dias do evento foram ainda promovidas paralelamente vários workshops sobre «Suporte Básico de Vida», «Cinesiterapia ao Doente Crítico», «Mobilização do Politraumatizado», «Ventilação Não Invasiva» e «Nutrição Clínica no Doente Crítico».

 

Consultar mais fotografias: Flickr – Hospital de Faro,EPE

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão