Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

«Juntos salvamos vidas» reuniu centenas de pessoas em Faro no Dia Internacional do Enfermeiro

«Juntos salvamos vidas» em Faro no Dia Internacional do EnfermeiroEnfermeiros dos cuidados de saúde primários, hospitalares, de emergência e estudantes de enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve ensinaram miúdos e graúdos em Faro, no passado domingo, dia 12 de maio, como agir numa situação de crise cardiorrespiratória, para salvar vidas. A missão que juntou mais de 400 pessoas em atividades teóricas e práticas teve como objetivo informar e capacitar as pessoas das diferentes faixas etárias para se tornarem cada vez mais aptas a intervir atempadamente para o bem do outro.

 

Depois de uma manhã intensa com uma programação teórica onde foram abordadas questões sobre o Suporte Base de Vida, a cadeia básica de sobrevivência, a desobstrução das vias áreas e a posição lateral de segurança, o espaço verde contíguo ao Teatro Municipal de Faro encheu com enfermeiros a demonstrarem à população, passo ao passo, como se deve abordar e socorrer uma pessoa caída no chão para a poder salvar. Foram dadas informações essenciais aos participantes no evento sobre a importância de verificar se a pessoa responde, se respira, se tem pulso.

 

«Juntos salvamos vidas» em Faro no Dia Internacional do EnfermeiroO público teve também acesso a indicações sobre como se deve proceder para chamar entidades competentes de socorro, desbloquear as vias respiratórias, efetuar massagem cardiorrespiratória e colocar a pessoa numa posição de segurança, tudo através de exercícios de simulação em manequins disponibilizados pela Administração Regional de Saúde do Algarve para tornar o exercício o mais realístico possível.

 

Neste encontro entre profissionais de saúde e o público, a população não foi a única a sair beneficiada, mas também os estudantes que estiveram em contacto direto com a sua futura profissão de enfermagem e com possíveis futuros utentes, tendo sido a experiência «gratificante» para todos.

 

«Juntos salvamos vidas» em Faro no Dia Internacional do Enfermeiro«Houve uma adesão em massa por parte da população», contou Sérgio Branco, enfermeiro e um dos responsáveis pela organização, sublinhando que «vamos conseguir fazer a diferença sempre que houver uma vida em risco».

 

Louvando a «proatividade e o espírito de amizade» de todos os parceiros na realização do evento, Enfº Sérgio Branco realça que vão ser realizados mais eventos deste género, dirigidos à população para que as pessoas fiquem «corresponsabilizadas» pela sua saúde. «É uma das grandes soluções para a área da saúde e só o conseguimos se capacitarmos as pessoas da nossa comunidade para atuarem no momento certo, na altura certa e de forma correta».

 

«Juntos salvamos vidas» em Faro no Dia Internacional do EnfermeiroEste projeto de intervenção comunitária promovido pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, contou com o apoio e o envolvimento dos diversos parceiros locais, nomeadamente, a Administração Regional de Saúde do Algarve, o Hospital de Faro, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Câmara Municipal de Faro, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro e o Moto Clube de Faro.

«Juntos salvamos vidas» em Faro no Dia Internacional do Enfermeiro
Voltar
RSE - Area Cidadão