Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Ministra da Saúde distingue com Medalhas de Mérito do Ministério da Saúde, grau Ouro, três profissionais de saúde do Algarve

imagemOs médicos, Alberto José Mendonça Neves, António Manuel Brito Carvalho e Maria Fernanda Mealha, a título póstumo, foram distinguidos no passado dia 7 de Abril de 2009, com medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde pela Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, pelos contributos excepcionais que deram à Saúde e aos serviços de saúde ao longo das suas carreiras.

 

imagemOs médicos, Alberto José Mendonça Neves, António Manuel Brito Carvalho e Maria Fernanda Mealha, a título póstumo, foram distinguidos no passado dia 7 de Abril de 2009, com medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde pela Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, pelos contributos excepcionais que deram à Saúde e aos serviços de saúde ao longo das suas carreiras.

 

 

Durante a cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde de 2009, foi ainda atribuído o Prémio Nacional de Saúde de 2008, à Sra. Enfermeira Mariana Dinis de Sousa, antiga Directora-Geral do Departamento de Recursos Humanos da Saúde e Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. O Prémio Nacional de Saúde, atribuído desde 2006, visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

imagem 

 

O Dr. Alberto José Mendonça Neves, Grau “Ouro”, desenvolveu a sua actividade médica na área da Psiquiatria, integrou e dirigiu o Departamento de Psiquiatria do Hospital de Faro, implementou o Hospital de Dia da Psiquiatria no mesmo Hospital e fundou a Associação de Saúde Mental do Algarve.

 

imagem

Dr. António Manuel Brito Carvalho, Grau “ouro”, personalidade multifacetada na área médica, desempenhou ao longo da sua vida funções de investigador em física nuclear, médico de medicina interna e assistente universitário, tendo-se dedicado, durante 28 anos, à saúde pública, sendo um dos seus esteios no Algarve.

 

Dra. Maria Fernanda Mealha, a título póstumo, Grau “ouro”, licenciada em Medicina e em Ciências Pedagógicas, foi a primeira mulher a especializar-se em Dermatologia. Criou o serviço de Dermatologia do Hospital Distrital de Faro, de que foi Directora, tendo ficado reconhecida, nacional e internacionalmente, pelo papel que desempenhou no combate à Hanseníase (Lepra), para cuja erradicação no Algarve contribuiu de maneira decisiva.

 Imagem

 

Medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde atribuídas em 2009:

     

  

Medalhas de Ouro

 

Alberto José Mendonça Neves

Álvaro Rascão Ferreira Pinto

António Calapez Gomes Garcia

António Manuel Brito Carvalho

Beatriz Stella Valente Pieroni Calado

Daniel José Branco de Sampaio

Domingos Filipe Lucas Afonso e Cunha

João do Carmo Dias (T. Póstumo)

Joaquim Moreira Alves 

José Augusto Guimarães Morais

José Guilherme Fernandes Cunha Vaz

José Marinho Falcão

José Pedro Campos Monteiro Serrano

Luís Alberto Martins Gomes Almeida

Luís Augusto Coelho Pisco

Luís Filipe deCarvalho Magão (T. Póstumo)

Manuel Machado Rodrigues Gomes

Manuel Virgílio Gonçalves Murta

Maria Fernanda Mealha (T. Póstumo)

Nuno Lídio Pinto Rodrigues Grande

Rui António Correia Monteiro

 

Medalhas de Prata

 

António Joaquim Eustáquio

António José da Silva Contente

Maria Eduarda Tavares Cabral Tinoco

Maria Leonor Cardoso Ferreira Gomes

Nuno Valença Pinto Ferreira

Rosa Maria Castelão Rodrigues

 

Consultar: Intervenção da Ministra da Saúde, Ana Jorge, na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, no Infarmed – 07/04/2009

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão