Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Ministra da Saúde entrega o Prémio Nacional de Saúde 2007 ao Prof. Fernando Pádua, algarvio de nascimento

Fotografia do Professor Doutor Fernando PáduaA Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge, entregou esta segunda feira, 7 de Abril, no decorrer das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Prémio Nacional da Saúde 2007 ao Professor Doutor Fernando Pádua, algarvio de nascimento. 

Fotografia do Professor Doutor Fernando PáduaA Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge, entregou esta segunda feira, 7 de Abril, no decorrer das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Prémio Nacional da Saúde 2007 ao Professor Doutor Fernando Pádua, algarvio de nascimento. 

 

O Prémio Nacional de Saúde criado em 2006 tem como objectivo distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

 

O nome do vencedor é anunciado, em cada ano, pela Direcção-Geral da Saúde, no dia 04 de Outubro, data da comemoração da sua criação em 1899.

 

Este ano, o Júri de Atribuição do Prémio Nacional de Saúde 2007, deliberou, por maioria, atribuir ao Professor Doutor Fernando Manuel Paraíso de Pádua, reconhecendo assim «o pioneirismo e a dedicação do trabalho de promoção e prevenção realizado pelo Professor Doutor Fernando Pádua, que contribuiu, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde».

 

O Prémio foi entregue pela Ministra da Saúde, esta segunda feira, 7 de Abril, durante a sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde que decorreu no auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde, IP, no Parque da Saúde de Lisboa. Além da cerimónia de atribuição do Prémio Nacional da Saúde 2007, no decorrer do evento, foram ainda galardoadas várias personalidades que desempenham um papel importante na Saúde em Portugal.

 

O Professor Doutor Fernando de Pádua, nasceu em Faro em 29 de Maio de 1927, licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1950.

 

Especializou-se em Cardiologia em 1953, na Universidade de Harvard, e prestou provas para doutoramento em 1959, na Faculdade de Medicina de Lisboa, conquistando o lugar de Professor catedrático na mesma Faculdade aos 39 anos (1967).

 

O Professor Doutor Fernando de Pádua, no âmbito do seu longo percurso profissional e na sua área de especialização – a cardiologia –, distinguiu-se por uma vida dedicada a três vertentes fundamentais da medicina: investigação e ensino, assistência e prevenção das doenças não transmissíveis.

 

Nas actividades de investigação e de ensino distinguiu-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde desempenhou as funções de Catedrático mais jovem da história daquela prestigiada Faculdade, contribuindo para a formação de jovens médicos nas várias áreas da medicina.

 

Nas actividades de assistência notabilizou-se como director de serviços de medicina e de cardiologia do Hospital de Santa Maria. Foi pioneiro em áreas da terapêutica e na organização do funcionamento dos respectivos serviços que dirigiu.

 

O nome do Professor Doutor Fernando de Pádua está, indubitavelmente, associado à prevenção das doenças cardiovasculares e demais doenças crónicas não transmissíveis.

 

Pioneiro da utilização inteligente da divulgação de mensagens para a saúde, através do recurso intensivo aos órgãos de comunicação social, e fundador de instituições de promoção da saúde e de prevenção da doença, lutou, ao longo da sua vida, por uma melhor qualidade de vida dos portugueses, o que contribuiu, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde.

 

Assim, em 1979, enquanto Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, constituiu a Fundação Portuguesa de Cardiologia, com o objectivo de viabilizar a comunicação directa com a população, em termos de prevenção e de educação para a saúde.

 

Foi, ainda, fundador e Presidente do Núcleo de Estudos de Cardiologia Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa e do Centro de Estudos de Cardiologia Preventiva do Instituto Nacional de Saúde.

 

Em 1986, fundou o Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.

 

Em 1987 coordena o Programa CINDI, Countrywide Integrated Noncommunicable Diseases Intervention/Portugal  (CINDI) da Organização Mundial de Saúde que termina em 2002.

 

Em 2005 é agraciado, com o Grande Colar da Ordem de Sant’Iago de Espada, Categoria Grande Oficial, pelo Presidente da República.

 

Fonte: Portal da Saúde

Fotografia do Professor Doutor Fernando Pádua
Voltar
RSE - Area Cidadão