Ministra da Saúde inaugurou Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra Laura Ayres
O Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra Laura Ayres foi inaugurado esta sexta-feira, 8 de Maio, pela Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge. Situado no Parque das Cidades, o novo laboratório está preparado para responder aos desafios actuais da saúde pública, sendo um dos «dez laboratórios associados de referência nacional para o diagnóstico final da actual gripe A (H1N1), anunciou a Ministra da Saúde.
O Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra Laura Ayres foi inaugurado esta sexta-feira, 8 de Maio, pela Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge. Situado no Parque das Cidades, o novo laboratório está preparado para responder aos desafios actuais da saúde pública, sendo um dos «dez laboratórios associados de referência nacional para o diagnóstico final da actual gripe A (H1N1), anunciou a Ministra da Saúde.
Conceptualizado nos anos 80, projectado nos anos 90, e agora concretizado, o Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres, é um edifício harmonioso e moderno, de tecnologia avançada, preparado para responder aos desafios actuais da saúde pública.
Representando um investimento global de cerca de 4 milhões de euros, dos quais cerca de 640 mil em equipamento, dos quais cerca de 3,1 milhões financiados pelo PROALGARVE.
O edifício, é composto por 3 pisos, sendo a cave destinada à criação próxima das áreas de apoio logístico e Farmácia da ARS Algarve, no piso térreo ficam localizados os serviços administrativos e de apoio e no piso superior situam-se os laboratórios de quatro grandes serviços:
-
Análises Clínicas
-
Físico-química
-
Microbiologia
-
Imunohemoterapia
Análises Clínicas:
Este serviço é responsável pelo processamento de todas as análises referentes à detecção da tuberculose, TB – MR e TB – XMR, assumindo-se como serviço de referência regional e nacional. Gradualmente, a partir de 2009, passarão a ser aqui efectuadas análises clínicas destinadas a apoiar as actividades de Saúde Ocupacional da ARS Algarve, prevendo-se a sua extensão em anos seguintes a algumas unidades dos Agrupamentos dos Centros de Saúde do Algarve. O pedido e os resultados são disponibilizados através de um sistema de registo electrónico, permitindo uma resposta em 24 horas.
Microbiologia:
A qualidade das águas e dos alimentos da região são monitorizados de forma regular a fim de garantir a sua completa segurança. Para além da água para consumo humano, a água assume um papel relevante numa região turística como o Algarve, sendo também aqui verificada a qualidade da água para fins recreativos e a água balnear sempre que necessário.
Espaços como cantinas e refeitórios assumem um papel essencial na sociedade sendo por isso importante, garantir que uma refeição não se torne um risco para a saúde de todos.
Físico-Química:
Tanto ao nível das águas, como dos alimentos, como do ar, é determinante garantir que não existe a presença de elementos químicos nocivos para a população. A tarefa de os determinar e identificar cabe ao serviço de Físico-química, analisando para o efeito, as diversas amostras que chegam ao Laboratório.
Imunohemoterapia:
Actualmente o sangue recolhido no Hospital de Faro é aqui analisado, processado e armazenado e posteriormente devolvido aquele Hospital para ser administrado aos doentes. O serviço realiza diariamente cerca de 500 análises, cumprindo as mais exigentes normas europeias nesta matéria, efectuando a grupagem e serotipagem do sangue dos dadores, bem como a detecção dos vírus das Hepatites B e C e Vírus da Imunodeficiência Humana. Num futuro breve, todo o sangue doado no Algarve será analisado, processado e armazenado neste serviço.
O Serviço de Imunohemoterapia foi recentemente inspeccionado pela Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação.
O Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres assume-se como um moderna unidade, projectada para o futuro, cooperando na formação universitária pré e pós graduada, afirmando-se como um dos pólos estratégicos para a Investigação e Desenvolvimento das Ciências da Saúde no Algarve.
O processo de certificação ISO, actualmente em curso, credibilizará ainda mais actividade aqui desenvolvida, prevendo-se num futuro próximo a realização de análises às novas doenças emergentes como a Gripe A (H1N1).
O Laboratório de Saúde Pública que ostenta com orgulho o nome de Laura Ayres, mulher inteligente, bem à frente do seu tempo, trabalhadora, lutadora, organizada e de convicções assumidas, ambiciona tornar-se numa referência nacional e internacional, um Laboratório para o século XXI.
Video de Apresentação do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve, Dra Laura Ayres
