Ministro da Saúde visita hospital de Portimão e anuncia mais profissionais de saúde para a Região do Algarve
Ministro da Saúde anuncia mais profissionais de saúde para a Região do Algarve: Reforço transversal a várias categorias profissionais
O Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, visitou esta sexta-feira, 5 de setembro de 2014, a unidade hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, EPE para observar in loco os resultados das obras de requalificação e reorganização do Serviço de Urgência e internamento, as quais permitiram dar uma resposta assistencial eficaz neste período de verão.
Durante a visita, o Ministro da Saúde, acompanhado pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP e pelo Presidente do Conselho de Administração do CHA, EPE, evidenciou o facto de a remodelação e reorganização das urgências e internamentos ter permitido, à semelhança do que aconteceu no hospital de Faro, acabar definitivamente com a permanência de doentes em macas nos corredores.
Recorda-se que as intervenções este ano processadas nos internamentos permitiram o aumento de 27 novos espaços de internamento (camas). Também as urgências da unidade de Portimão foram alvo de melhorias significativas, através de um processo de reorganização física e estrutural que se traduziu na ampliação da sala de espera interna, na ampliação dos balcões de observação médica e na otimização da sala de enfermagem.
Relativamente à área de Decisão Clínica, a sua ampliação em cerca de 90m2 e reorganização do espaço permitiu a criação de novas boxes de tratamento individualizadas, bem como a criação de uma estação de trabalho centralizada numa ótica mais funcional e segura.
Reforço transversal a várias categorias profissionais
Aproveitando a sua visita à Região, o Dr. Paulo Macedo anunciou o reforço substancial de profissionais de saúde para o Algarve com a autorização para a contratação de mais 41 Enfermeiros, a juntar aos 45 já contratados em julho, 38 Assistentes Operacionais e 4 Técnicos de Farmácia para o Centro Hospitalar do Algarve.
Ainda com vista ao aumento do quadro de profissionais de saúde no Algarve e reforço da capacidade de resposta, o Ministro da Saúde referiu-se ao processo de recrutamento em curso para o preenchimento de 105 vagas para médicos das diversas especialidades da área hospitalar.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve congratulou-se com o número global de vagas abertas, bem como com o carácter diferenciador deste concurso, cujas vagas «vão ficar continuamente abertas até serem preenchidas».
Também ao nível das especialidades médicas se verifica, em Portimão, um aumento da produção assistencial, com a criação de novas consultas de hematologia clínica e imunoalergologia e o reforço das consultas de cardiologia, pediatria, neurologia e oncologia.
