rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

«Nascer e crescer feliz»

5ª Semana do Bebé de Olhão juntou várias centenas de participantes em prol da criança

no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», 5ª Semana do Bebé de Olhão Mais de duas centenas de pessoas participaram no dia 7 de junho de 2013, no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», no Hotel Real Marina em Olhão, que juntou especialistas nas áreas da saúde mental infantil onde foi abordada a importância da prevenção e promoção da saúde na primeira infância. O evento, inserido no âmbito das atividades da quinta edição da Semana do Bebé de Olhão, realizadas de 3 a 10 de junho, numa organização do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central) da ARS Algarve IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão, tendo contado com a presença da madrinha da Semana de 2013, a atriz e apresentadora de televisão, Adelaide de Sousa.

no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», 5ª Semana do Bebé de OlhãoCongratulando a organização pela «elevada adesão dos profissionais» e pela colaboração interinstitucional, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, realçou no seu discurso inaugural a importância de «estimular a natalidade» no País para combater o envelhecimento da população e assegurar um futuro mais jovem, destacando que os desafios e a troca de experiências dos profissionais presentes no seminário vão contribuir para melhorar o «apoio às nossas crianças». A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Olhão, Engº Francisco Leal, do Diretor do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, Dr. Luís Simões Ferreira, e do responsável pelo projeto transfronteiriço Neonatal (POCTEP) na ARS Algarve IP, Dr. António Pina.

no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», 5ª Semana do Bebé de OlhãoDurante a manhã realizou-se uma Mesa redonda intitulada «Nascer saudável», moderada por Dra. Mª José Castro, Pediatra neonatologista, Responsável do Serviço de Neonatologia do Hospital de Faro, EPE e responsável técnica no projeto transfronteiriço Neonatal (POCTEP), tendo contado com as intervenções de Dra. Marta Pinto, Interna de Pediatria do Serviço de Neonatologia no Hospital de Faro, que falou sobre «A experiência de uma Unidade de Cuidados Neonatais no Algarve», Dr. Ricardo Costa, Pediatra e Neonatologista, Centro Hospital da Cova da Beira que abordou «A experiência de uma Unidade de Cuidados Neonatais na Beira Interior» e Dra. Fátima Aburto Baselga, Pediatra e Neonatologista, Diretora de la Unidad de Gestión Clínica Intercentros (HJR/HIE) de Pediatria em Huelva que apresentou «A experiência de uma Unidade de Cuidados Neonatais na Andaluzia».

no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», 5ª Semana do Bebé de OlhãoA segunda Mesa redonda com a temática «Relação precoce: as várias faces da mesma moeda», moderada por Dra. Maria do Carmo Marcelino, Pedopsiquiatra no Hospital de Faro, contou com a participação da Dra. Paula Correia, Pedopsiquiatra, Centro Hospital da Cova da Beira que falou sobre a importância da função maternal», o Dr. Marco Torrado, Psicólogo Clínico, ACES Barlavento numa apresentação denominada «Da díade à tríade, e o pai?», destacou o papel do pai, e a Dra. Joana Pombo, Psicóloga Clínica, Hospital D. Estefânia, sublinhou o papel do «bebé enquanto sujeito ativo na relação».

Durante a tarde de destacar a presença da Pediatra e Presidente da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, Dra. Ana Jorge, que proferiu uma Conferência intitulada «Crescer feliz: a promoção da saúde na infância» dedicada ao aleitamento materno, tendo contado com a participação no final com o comentário do Diretor da Clínica do Parque do Hospital D. Estefânia, Dr. Augusto Correia.

5ª Semana do Bebé de OlhãoA terminar, à semelhança das anteriores edições, foi anunciado o Prémio de Mérito e Excelência 2013 que, nesta 5ª edição da Semana do Bebé de Olhão, foi atribuído à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC – Centro de Apoio à Vida), tendo sido entregue pelo Diretor Executivo do ACES Central, Dr. José Carlos Queimado e do vice-Presidente da CM Olhão, Dr. António Pina, acompanhados pela madrinha da Semana, a atriz e apresentadora Adelaide Sousa.

O Diretor Executivo do ACES Central felicitou a organização, no seu discurso de encerramento, pelo «grande interesse» que a Semana do Bebé desperta entre a população e o envolvimento dos profissionais de saúde. Destacou, ainda que o trabalho em prol da parentalidade responsável é desenvolvido nos cuidados de saúde primários ao longo do ano. «É um trabalho que é feito diariamente pelas equipas de saúde para que possamos dar cada vez mais às nossas grávidas e crianças».

5ª Semana do Bebé de OlhãoNo final do Seminário foi realizada a abertura oficial da Feira da «Semana do Bebé» no Jardim do Pescador, junto ao Mercado Municipal de Olhão, com várias atividades dirigidas às crianças e os seus familiares. De referir que o seminário é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

5ª Semana do Bebé de OlhãoA «Semana do Bebé de Olhão» é um projeto de prevenção primária dirigido à comunidade que procura envolver toda a comunidade na dinamização de atividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Rede Europeia para a Promoção da Saúde Mental e a Prevenção das Perturbações Mentais, da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental, que salientam a importância de programas comunitários de prevenção como o meio mais eficaz e barato para diminuir a prevalência das perturbações psiquiátricas das populações.

5ª Semana do Bebé de OlhãoRealizada à imagem da «Semana do Bebé de Canela» (Rio Grande do Sul, Brasil), onde o projeto é realizado todos os anos desde 1999, a «Semana do Bebé de Olhão» foi abordada em 2009 para colaborar com a Unicef na elaboração de um livro sobre a iniciativa brasileira e sobre o seu promotor, Prof. Salvador Célia, como homenagem a título póstumo. O projeto algarvio foi apresentado em Maio de 2010 na «11ª Semana do Bebé de Canela» com o objetivo de trocar de experiências entre os países que promovem este evento, e onde se incluem Uruguai e Argentina.

5ª Semana do Bebé de OlhãoO Projeto da «Semana do bebé de Olhão» foi selecionado em 2009 entre os 19 melhores projetos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no Encontro «Equidade, Efetividade e Eficiência em Saúde – 3ª Edição Prémio de Boas Práticas NOVARTIS ONCOLOGY/APDH» em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e a Direcção-Geral da Saúde.

Para mais informações sobre a 5ª Semana do Bebé de Olhão, clique aqui.

no Seminário técnico «Nascer e crescer feliz», 5ª Semana do Bebé de Olhão
Voltar
RSE - Area Cidadão