Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Nomeado novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,EPE

tomada_de_posse_ca_chba_2012.jpgIniciou funções a 24 de fevereiro de 2012, o novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,EPE. Presidido pelo Dr. José Manuel Valente Ramos, a nova equipa é composta pela Dra. Maria Gabriela Valadas Cartucho, que assume o cargo de Diretora Clínica, pela Enfermeira Maria Paula Madeira Morgado da Silva Gonçalves Franco, que assume as funções de Enfermeira – Diretora, pela Dra. Patricia Isabel Silvestre Ataíde e pelo Dr. Francisco José de Matos Viegas Gouveia Coutinho, ambos como Vogais executivos.

tomada_de_posse_ca_chba_2012.jpgIniciou funções a 24 de fevereiro de 2012, o novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,EPE. Presidido pelo Dr. José Manuel Valente Ramos, a nova equipa é composta pela Dra. Maria Gabriela Valadas Cartucho, que assume o cargo de Diretora Clínica, pela Enfermeira Maria Paula Madeira Morgado da Silva Gonçalves Franco, que assume as funções de Enfermeira – Diretora, pela Dra. Patricia Isabel Silvestre Ataíde e pelo Dr. Francisco José de Matos Viegas Gouveia Coutinho, ambos como Vogais executivos.

 

Os novos membros do Conselho de Administração foram apresentados a todos os profissionais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio EPE, numa sessão que decorreu no auditório do hospital, em Portimão, na presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, e dos Vogais, Dra. Ana Costa e Dr. Miguel Madeira.

 

ca_chba_2012.jpgO novo Presidente do Conselho de Administração do CHBA,EPE, Dr. José Manuel Valente Ramos, agradeceu a confiança depositada na nova equipa, sublinhando que «espera estar à altura do desafio», deixando a promessa que o seu «empenho e investimento pessoal será total». 

 

Reconhecendo as dificuldades atuais, o novo presidente lembrou que «só com uma postura de colaboração e respeito profissional se torna possível fazer o hospital alcançar o novo nível de produtividade e uma motivada exigência». A terminar, deixou uma palavra de incentivo a todos os profissionais do hospital, sublinhando que «conta com todos» para que em colaboração com a sua equipa tudo possam fazer para «tornar realidade o desejo de bem servir a nossa população em termos de saúde».

 

Por seu lado, o Presidente do Conselho Diretivo do ARS Algarve, IP, Dr. Martins dos Santos, felicitou a nova equipa, salientando que «são pessoas capazes, credíveis, com capacidade e vontade de desempenhar de uma forma eficaz e eficiente as suas funções» e que «estão prontos para enfrentar os novos desafios que este hospital atravessa».

 

Na sua intervenção o Presidente da ARS Algarve IP, lembrou que «a situação atual do país, vai obrigar a algumas restrições, mas que não irão por em causa a capacidade assistencial que o hospital tem», destacando que, no entanto, «vai obrigar e exigir que todos deêm o seu melhor para que em conjunto consigamos superar os desafios».

 

«Da nossa parte podem contar com todo o nosso empenho no sentido de dar apoio a este hospital e espero também contar com todo o vosso empenho, dedicação para que possamos levar este hospital a bom porto», concluiu.

 

Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE

ca_chba_2012_joana.jpg

Dr. José Manuel Valente Ramos (Presidente)

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1981, efetuou o Internato Complementar de Cirurgia Geral no Hospital Distrital de Beja, onde em 1993 obteve o grau de especialista, e iniciou a sua atividade como Assistente. Em 1999 obteve o grau de Consultor em Cirurgia Geral, passando a exercer, naquele hospital, as suas funções como Assistente Graduado.

No triénio de 1997-1999 foi Adjunto do Director Clínico, do Hospital José Joaquim Fernandes em Beja, exercendo naquele período ainda os cargos de Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica e de Director dos Internatos Médicos. Entre 2001 e 2002, já no Hospital do Barlavento Algarvio, desempenhou o cargo de Diretor Clínico. Regressado à atividade, assistencial destaca-se neste campo, a coordenação do Grupo de trabalho para o tratamento da Obesidade Mórbida.  Desempenhou as funções de Diretor do Serviço de Cirurgia 2 entre 2005 e 2006. Nos triénios 2007/2009 e 2009/2011 foi vogal do Conselho Distrital do Algarve da Ordem dos Médicos.

 

Dra. Patricia Isabel Silvestre Ataíde (Vogal)

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos com Especialização em Administração Hospitalar, desempenhou funções como Diretora do Serviço de Património e Aprovisionamento do Hospital Garcia de Orta entre 2006 e 2007, ano em que transitou para a ARS Lisboa Vale do Tejo, entidade onde desempenhou funções como Coordenadora da Unidade de Administração Geral e posteriormente como Coordenadora de Assessoria Especializada do Conselho Diretivo. Em 2010 assumiu as funções de Administradora do Serviço de Gestão de Compras e Logística do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

 

Dr. Francisco José de Matos Viegas Gouveia Coutinho (Vogal)

Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, com Pós graduação em Direito da Sociedade de Informação, desenvolveu competências na área de gestão da mudança com especial enfoque na componente comportamental como formador certificado pela J.M Perry Corporation, empresa sediada em Palo Alto USA, nas áreas de Liderança, Trabalho em Equipa, Comunicação e Coaching. Realizou várias formações em Portugal e no estrangeiro no âmbito da Arbitragem Internacional, Direitos de Autor na ótica do Direito Informático e outros ramos do Direito, tendo desempenhado funções na Accenture, na altura ainda Andersen Consulting, entre 1994 e 2002, onde também foi Diretor. Exerceu até à data advocacia em Portimão.

Dra. Maria Gabriela Castillon Valadas Cartucho (Diretora Clinica)

Licenciada em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1995 especializou-se na área da Cirurgia Geral e em 2011 concluiu o Mestrado em Patologia Experimental. No ano 2000 iniciou funções Hospital do Barlavento do Algarve. Com trabalho desenvolvido no campo da Oncologia e particularmente na Senologia, com múltiplas publicações nacionais e internacionais com cursos de pós graduação nesse domínio, contribuiu para a integração da Senologia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio no Senonetwork. Integra Coordenação Rastreio Organizado do Cancro da Mama do Algarve e coordena o Grupo Multidisciplinar da Mama Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

Desde 2006 que integra a Direção Clínica do CHBA, como Adjunta, onde assumiu a responsabilidade da Coordenação da Comissão Oncológica, bem como a reestruturação do Registo Oncológico Regional do Sul no Barlavento.

 

Enfermeira Maria Paula Madeira Morgado da Silva Gonçalves Franco (Enfermeira – Diretora)

Com Licenciatura em Enfermagem, desempenhou funções como Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na Unidade de Urgência Médica do Hospital de S. José em Lisboa, e como Enfermeira Especialista, e Substituta do Enfermeiro Chefe, na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio até 2005. No mesmo ano foi nomeada Enfermeira Responsável pela abertura do Serviço de Pneumologia do CHBA, assumindo a sua coordenação até 2008. Foi nomeada Enfermeira Responsável / Enfermeira Chefe do Serviço de Medicina 1 do CHBA em 2009, cargo que desempenhou até à data. Integra no Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros.

 

imagemDespacho n.º 2845/2012, Nomeia, pelo período de três anos, o conselho de administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, E. P. E.

tomada_de_posse_ca_chba_2012.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão