Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Nova Extensão de Saúde do Ameixial

imagem

Foi inaugurada oficialmente no passado dia 29 de Julho a Extensão de Saúde do Ameixial no concelho de Loulé, na presença da Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge. Com dois dias de actividade por semana a nova Extensão abrange 466 utentes e conta com apoio de uma equipa constituída por um médico de família, um enfermeiro e um administrativo.

 

imagem

Foi inaugurada oficialmente no passado dia 29 de Julho a Extensão de Saúde do Ameixial no concelho de Loulé, na presença da Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge. Com dois dias de actividade por semana a nova Extensão abrange 466 utentes e conta com apoio de uma equipa constituída por um médico de família, um enfermeiro e um administrativo.

 

 

 

No decorrer da inauguração que contou com a presença da Governadora Civil de Faro, Dra Isilda Gomes, do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Seruca Emídio e do Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, Abílio Sousa, o Presidente da ARS Algarve, IP, Dr. Rui Lourenço destacou «o frutuoso entendimento com o poder local» como factor essencial para a concretização deste projecto.

 

imagem Tendo inicialmente estado prevista a construção de raiz desta extensão para um espaço longe do centro da povoação, acabou por ser encontrada uma solução mais sustentável para todos com a proposta do presidente da junta de freguesia local, Abílio Sousa, para «a utilização deste espaço devoluto há vários anos, mais central, mais acessível permitindo a requalificação do espaço urbano da povoação indo assim ao encontro das necessidades mas também da sustentabilidade da comunidade», referiu o Dr. Rui Lourenço, enaltecendo a «brilhante ideia» do presidente da junta de freguesia e agradecendo ao Presidente da Câmara de Loulé «toda a colaboração que nos deu e nos tem dado para a concretização deste projecto».

 

O Presidente da ARS Algarve,IP aproveitou ainda o momento para elogiar «os profissionais de saúde que têm acompanhado a população do Ameixial, pelo seu empenhamento e pela sua dedicação em particular à Graça e ao Mauro Márcio que há muitos, muitos anos, se tem dedicado a esta população», garantindo que a ARS Algarve,IP conhece «as dificuldades desta população serrana, envelhecida e dispersa pelo território, onde mais de 50% população se situa acima dos 65 anos e em que mais de 30% tem mais de 75 anos» e a prova disso é que «conseguimos condições para passarmos durante o nosso mandato a dispormos pela primeira vez de um profissional de enfermagem, e a passar a vinda à extensão de um dia para dois dias de trabalho».

 

 

imagemElogiando a parceria com a autarquia que permitiu a construção desta extensão «utilizando as antigas instalações que eram da casa do povo e tê-las posto ao serviço do Centro de Saúde», a ministra da saúde realçou ainda a importância que a nova extensão de saúde tem para a população que reside nesta pequena freguesia serrana do concelho de Loulé, sublinhando que as novas instalações oferecem «um espaço de saúde que corresponde aquilo que são as necessidades e aquilo que nós podemos conceder e permitir».

 

Situada a cerca de meia centena de quilómetros da sede do concelho com 121,35 km² de área e 466 utentes. Dos 466 utentes 31.97% estão acima dos 75 anos, 10.52% entre os 70-74 anos e 8.15% entre os 65 e os 69 anos., o que significa que 50.6% dos utentes estão acima dos 65 anos. Com menos de 15 anos existem 20 utentes.

 

 

A nova extensão representa um investimento total de 140.048.26 €, dos quais 136.751,92 € nas novas instalações.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão