rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

O papel dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica no futuro dos Cuidados de Saúde Primários em destaque nas 1ªs Jornadas TSDT do Algarve

Mais de duas centenas de participantes marcaram presença na primeira edição das Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) dos Cuidados de Saúde Primários do Algarve, que teve lugar no Cineteatro de São Brás de Alportel, esta segunda-feira, dia 7 de novembro. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, e do presidente do Conselho Técnico dos TSDT da ARS Algarve, Filipe Figueiredo.

Numa referência ao futuro dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), o Presidente da ARS Algarve distinguiu o papel que o Centro de Saúde do futuro vai desempenhar na comunidade.  “O novo, o futuro Centro de Saúde é um pouco diferente daquilo que nós imaginávamos há uns anos atrás. O novo/futuro Centro de Saúde tem muito mais técnicos do que médicos e enfermeiros, tem muito mais TSDT, tem muito mais capacidade resolutiva para poder solucionar aquilo que são mais de 90% dos problemas dos utentes, logo no Centro de Saúde”, distinguiu Paulo Morgado. “Nós queremos que os Cuidados de Saúde Primários desempenhem um papel cada vez mais relevante na vida dos cidadãos, que os acompanhem desde que nascem até que terminam a sua vida. Obviamente só através de um trabalho de equipa, em que múltiplos técnicos de várias áreas vão acrescentando os seus conhecimentos e a sua diferenciação, se consegue prestar melhores cuidados de saúde”, concluiu.

Agradecendo a escolha do concelho de São Brás de Alportel para ser palco da primeira edição destas Jornadas, Vítor Guerreiro, presidente do Município são-brasense, destacou o programa do evento, com “um painel bastante rico em conhecimento, com pessoas bastante conhecedoras e de áreas transversais”, salientando a esperança de “que as reflexões tidas ao longo deste dia possibilitem trazer mais e melhores respostas no setor da saúde, mais e melhores condições de trabalho para todos”.

“É com muito orgulho que nos reunimos aqui hoje. Com um programa amplo e diversificado, é esperado que estas Jornadas possibilitem a criação de um espaço para apresentação de projetos e iniciativas, de debate e partilha de conhecimentos entre profissionais de saúde, bem como incentivar a divulgação de práticas de excelência nas tecnologias da Saúde, aplicadas aos Cuidados de Saúde Primários” realçou Filipe Figueiredo, presidente do conselho Técnico dos TSDT da ARS Algarve.

“Carreira dos TSDT nos Cuidados de Saúde Primários”, “Multidisciplinaridade das Tecnologias na Intervenção Terapêutica”, “Diagnóstico e Reabilitação Respiratória” e “Saúde Pública e Cuidados de Saúde Primários” foram os temas dos painéis apresentados ao longo do dia que culminou com a mesa redonda “Futuro das áreas de Diagnóstico e Terapêutica nos CSP – Visão das regiões”.

A primeira edição das Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Cuidados de Saúde Primários do Algarve foi organizada pelo Conselho Técnico dos TSDT da ARS Algarve e contou com um programa transversal às diferentes áreas de trabalho destes profissionais. Entre os oradores marcaram presença o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, o Diretor da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Luís Ribeiro e a deputada Ana Correia dos Santos.

 

   

   

     

     

     

     

     

     

Voltar
RSE - Area Cidadão