rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

«Obesidade infantil» e «Investigação» em destaque no Encontro Regional de Internos e Orientadores de MGF do Algarve

imagem

A abordagem da obesidade infantil em Cuidados de Saúde Primários e como preparar um trabalho de investigação na área médica foram as temáticas escolhidas para o 4º Encontro Regional de Internos e Orientadores de Medicina Geral e Familiar do Algarve que juntou, no dia 26 de Maio, mais de 50 internos e orientadores no Fórum D. Pedro em Vilamoura.

 

 

imagem

A abordagem da obesidade infantil em Cuidados de Saúde Primários e como preparar um trabalho de investigação na área médica foram as temáticas escolhidas para o 4º Encontro Regional de Internos e Orientadores de Medicina Geral e Familiar do Algarve que juntou, no dia 26 de Maio, mais de 50 internos e orientadores no Fórum D. Pedro em Vilamoura.

 

 

Na manhã do Encontro foi apresentado o Programa de Combate à Obesidade Infantil da Região do Algarve e debatida a abordagem de crianças com excesso de peso e obesidade contando com a presença de Dra. Teresa Sancho, nutricionista e responsável regional do Programa da ARS Algarve IP, e Dra. Guida Gama, responsável pela consulta de obesidade infantil no Hospital de Faro. Os internos ficaram a conhecer os materiais de aconselhamento de alimentação saudável e exercício físico actualmente disponíveis nas consultas de saúde infantil e juvenil nos Centros de Saúde. Tendo sido preparadas já antes da realização deste evento uma vintena de perguntas, elaboradas pelos internos em conjunto com os orientadores, sobre a temática da obesidade infantil, estas serviram como base para um debate.

imagem

Durante o Encontro, foram apresentados 10 trabalhos pelos internos, quatro comunicações orais e seis posters, seleccionados para serem «discutidos em sala por todos», explicou Dra. Helena Boavida, Directora do Internato de Medicina Geral e Familiar da ARS Algarve IP, acrescentando que «o processo de avaliação de resumos envolveu os orientadores de formação do Centro de Saúde de Faro». No decorrer da manhã foi apresentado aos internos o projecto «Uma janela aberta à família», numa intervenção do responsável pelo projecto, Dr. António Pina. «Houve ainda um momento surpresa», contou Dra. Helena Boavida, referindo-se à «homenagem pública» dos colegas ao Dr. Fernando Kellen «um dos primeiros orientadores de internos na região, há 25 anos e que, mesmo após aposentação em Janeiro de 2011, manifestou intenção de acompanhar o seu último interno até ao final do seu percurso em Janeiro de 2012». A Direcção Clínica do ACES Central associou-se a esta iniciativa com a atribuição de um prémio de carreira de 30 anos pelo seu trabalho dedicado como médico de família neste ACES.

imagem

 

Tendo estado o «Internato em movimento» através de uma actividade lúdica ao ar livre, orientada pelo Mestre em Desporto, Dr. João Carmo, do Instituto de Desporto de Portugal, que, contou a Dra. Helena Boavida, foi «muito criativa e envolvente» para os participantes, realizou-se durante a parte da tarde um workshop intitulado «Fase preparatória de um trabalho de investigação» com a presença dos oradores convidados Dr. Faria Vaz da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Lisboa e Vale do Tejo e Dra. Paula Broeiro da Equipa pedagógica de Investigação da Coordenação do Internato Zona Sul. Destacando a importância da investigação na área médica, transformando dúvidas clínicas do dia-a-dia em projectos de investigação, com o objectivo de estimular a «produção de conhecimento» para «partilhar e divulgar», os oradores abordaram também questões sobre a importância do consentimento informado no processo de utilização de dados na pesquisa científica, a importância do aconselhamento e da orientação das comissões de ética.

imagem

A sessão de encerramento deste Encontro, contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, que sublinhou no seu discurso a importância das boas práticas entre os médicos de família, e a Directora Clínica do ACES Central, Dra. Natália Correia, deixou um repto dirigido aos internos no sentido de «incentivar e fomentar a investigação nos jovens médicos», disponibilizando o ACES Central um prémio para a próxima edição do Encontro justamente na investigação da área médica.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão