Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Plano de Verão 2011 – ARS Algarve IP disponibiliza 32 Postos de Saúde de Praia

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP, no âmbito do Plano de Verão 2011, disponibiliza, de 1 de Julho a 15 de Setembro, 32 Postos de Saúde de Praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou ser devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.  

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP, no âmbito do Plano de Verão 2011, disponibiliza, de 1 de Julho a 15 de Setembro, 32 Postos de Saúde de Praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou ser devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.  

Assumindo-se como umas das principais regiões turísticas do país, o Algarve recebe anualmente mais de 5,5 milhões de turistas, nacionais e estrangeiros, dos quais cerca de dois milhões visitam a região durante o mês de Agosto. O elevado número de pessoas que se encontram na região algarvia durante esta época do ano, faz com que a prestação de cuidados de saúde assuma particular relevância, uma vez que para além de responder às necessidades dos que residem permanentemente na região, torna-se necessário responder às necessidades de todos aqueles que a visitam, proporcionando-lhes os melhores cuidados de saúde possíveis. Foi com o objectivo de reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve e permitir que a assistência a todos os que visitam a região seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade que nasceu o Plano de Verão, implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP.

 

imagemNo ano de 2011 a ARS Algarve, I.P. desenvolverá como habitualmente desde 1979, um conjunto de actividades para reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve aos milhões de turistas que decorrerá entre 1 de Julho e 15 de Setembro e que incluirá a instalação de 32 Postos de Saúde de Praia, organizados em colaboração com a Cruz Vermelha, com base num protocolo entre a ARS Algarve IP e a Cruz Vermelha Portuguesa, sendo da responsabilidade desta o apoio logístico, o recrutamento dos enfermeiros e a gestão dos postos de praia, com o objectivo de dar resposta a situações de saúde que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

 

Os Postos de Saúde de Praia funcionarão 10 horas diárias (10h às 20h), com início a 1 de Julho e término a 31 de Agosto, excepto 12 postos que se prolongam até 15 de Setembro.

imagem

Pequenos acidentes, nomeadamente, traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares, e indisposições resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos. O número de atendimentos nos Postos de Praia tem aumentado de ano para ano, tendo-se registado em 2010 cerca de 38 mil actos.

 

A acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente, bem como a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras) são os critérios para escolha da localização dos diversos postos de praia, ouvidos os pareceres das Autoridades Marítimas, Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

 

Desde 2010, que os recursos afectos aos postos de praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

imagem 

O Plano de Verão de 2011 disporá ainda de consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica.

 

O Algarve conta ainda com uma rede de emergência pré-hospitalar dotada de 4 ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Castro Marim, 3 viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro e 1 Helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé. A Rede de Urgência Hospitalar dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e 2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.

 imagem

O Plano de Verão de 2011, tal como já ocorreu em anos anteriores, contará com os recursos afectos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos órgãos dirigentes dos Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde.

 

O Plano de Verão desempenha um papel fundamental para a qualificação da região como um destino saudável e seguro, contribuindo para a competitividade da economia da região.

 

  

imagemInformação sobre Postos de Saúde de Praia da ARS Algarve IP

imagemPostos de Saúde de Praia, 1 de Julho de 2011 – 15 de Setembro de 2011

imagemOrientações para a realização do Plano de Verão 2011

imagemFicha de Inscrição

 

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão