Plano Regional de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor em vigor de 15 de Maio a 30 de Setembro
O Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2011 do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional da Saúde do Algarve, IP arrancou a 15 de Maio, e estará em vigor até 30 de Setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.
O Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2011 do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional da Saúde do Algarve, IP arrancou a 15 de Maio, e estará em vigor até 30 de Setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.
Em Portugal, após a onda de calor de 2003 foi implementado o Plano de Contingência para as Ondas de Calor o qual passou a ser activado anualmente entre Maio e Setembro.
Atendendo à experiência e ao conhecimento adquiridos nos anos anteriores, a Direcção Geral da Saúde pretende este ano ampliar o Plano de Contingência, no sentido de abranger também os períodos de frio intenso, adoptando a designação de Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor.
Este Plano constitui um instrumento estratégico que tem como finalidade minimizar os efeitos negativos do calor sobre a população do Algarve através do qual os serviços de saúde e as pessoas em geral serão informadas em caso de risco para a saúde, ou seja, em caso de Alertas Amarelo ou Vermelho e sobre medidas a adoptar para se protegerem.
O Plano é dotado de um Sistema de Previsão e Alerta onde é definido e emitido o Nível de Alerta para o dia seguinte e que, em situação de risco, serão comunicados aos Serviços de Saúde, às entidades com responsabilidade na protecção da população, Instituições de apoio e acolhimento de idosos e crianças até 5 anos, autarquias, freguesias, unidades hoteleiras, entre outros.
Estão definidos três níveis de alerta, o Verde, o Amarelo e o Vermelho:
– Alerta Verde: situações de temperaturas normais para a época do ano, sem impacto na saúde
-Alerta Amarelo: em caso de temperaturas elevadas que podem provocar efeitos na saúde especialmente nos mais vulneráveis
-Alerta Vermelho: quando se registam e prevêem temperaturas muito elevadas com graves consequências na saúde
No âmbito deste Plano a ARS Algarve, IP disponibilizará um sítio especial dedicado às Ondas de Calor, na sua página da Internet, onde se poderá encontrar o Nível de Alerta definido e também recomendações e conselhos úteis para fazer face ao calor, dirigidos ao público em geral aos grupos mais vulneráveis.
Conselhos úteis:
Recomendações para a População em Geral
Recomendações para Creches e Infantários
Recomendações para Centros de Acolhimento a Idosos
Recomendações para Actividades Desportivas
Circulares e Orientações da DGS:
Circular nº 29/DSAO de 21/07/2010 – Recomendações para Insuficientes Renais
Circular Informativa nº 30/DSAO de 21/07/2010 – Recomendações para Creches
Circular Informativa nº 33/DSAO de 21/07/2010 – Recomendações para trabalhadores no exterior
Circular Informativa Nº: 25/DA de 20/07/09 – Recomendações para grávidas
Circular Informativa nº 24/DA de 08/07/2009 – Recomendações gerais para a população
