Plano Regional Temperaturas Extremas Adversas «Módulo Frio»
Plano Regional para Temperaturas Extremas Adversas «Módulo Frio» ativo de 15 de novembro a 31 de março de 2014
A Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Departamento de Saúde Pública e Planeamento, ativa, a partir de 15 de novembro, o Plano Regional para as Temperaturas Extremas Adversas – «Módulo frio», com vista a emitir Alertas sempre que as temperaturas registadas e previstas coloquem em risco a Saúde da população.
A exposição ao FRIO pode fragilizar o estado de saúde e é responsável pelo aumento da mortalidade. Habitações frias, com fraco isolamento térmico e condições de aquecimento, e o uso de vestuário inadequado ou insuficiente para o aquecimento corporal, são as principais causas apontadas para os efeitos negativos do frio na saúde da população, especialmente em países com invernos mais amenos, como o nosso, onde a necessidade de evitar o frio é menos evidente.
O impacto negativo na saúde da exposição a temperaturas baixas depende de vários fatores como o nível de exposição, a dimensão e estrutura da população exposta, a sua sensibilidade, a preparação dos serviços de saúde e de medidas de prevenção adotadas.
Assim, com a ativação do Módulo frio, a ARS Algarve IP, ao informar e divulgar recomendações com medidas de prevenção e proteção, pretende obter ganhos na saúde minimizando os efeitos negativos do frio na população Algarvia.
Entre 15 de novembro e 31 de março, será emitido, diariamente, o Nível de Alerta para o dia seguinte, e em situação de risco acrescido serão comunicados aos serviços de saúde, às entidades com responsabilidade na proteção da população, instituições de apoio e acolhimento de idosos e crianças até aos cinco anos de idade, autarquias, freguesias, unidades hoteleiras, entre outros.
Estão definidos três níveis de alerta, o verde, o amarelo e o vermelho com os respectivos significados:
Para consultar o Nivel diário de alerta, clique aqui.
Proteja-se do Frio! Recomendações e Medidas de Prevenção Gerais e para os Grupos Vulneráveis
