Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Plataforma online centraliza informação para profissionais de saúde sobre rastreios no Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve, através do Núcleo de Rastreios, disponibiliza aos profissionais de saúde da região uma plataforma online de comunicação que permite centralizar toda a informação relevante acerca dos diferentes programas de rastreio neoplásico em curso na Região do Algarve, o programa rastreios do cancro da mama e o programa do rastreio do cancro do colo do útero, facilitando desta forma o desempenho e a qualidade dos serviços.

Tendo-se identificado a necessidade de concentrar toda a informação respeitante aos programas de rastreio a decorrer na Região do Algarve para os profissionais de saúde, o Núcleo de Rastreios disponibiliza uma plataforma web, de modo a facilitar a procura e a recolha de informação ou documentação, a comunicação entre serviços e profissionais, o acesso rápido ao software dos rastreios utilizado nas unidades de saúde, e a formação dos seus recursos humanos.

Atualmente encontram-se a decorrer os rastreios do cancro da mama e do cancro do colo do útero. Destinam-se a populações saudáveis às quais é oferecida a possibilidade de realizarem testes simples e fiáveis que permitem a identificação de lesões percursoras de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce, permitindo a utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas, com melhoria das taxas de sobrevivência.

Um programa de rastreio integrado permite a continuidade de seguimento do utente, desde o diagnóstico precoce, até às medidas diagnósticas e terapêuticas de acordo com o estado da arte, para cada situação neoplásica, adequadas a cada utente.

Ao Núcleo de Rastreios Oncológicos compete a articulação, informação, monitorização e avaliação de cada programa de rastreios, de acordo com as estratégias nacionais e regionais implementadas pelo Ministério da Saúde e pela ARS do Algarve.

Perspectiva-se no futuro melhorar a comunicação e informação aos utentes e público em geral, através das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC).

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão