Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Pólo de Saúde de Montenegro da USF Ria Formosa inaugurado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

seas1.jpgAs instalações do Pólo de Saúde de Montenegro da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa de Faro foram inauguradas esta terça-feira, 21 de Dezembro de 2010, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro. A remodelada Extensão de Montenegro da USF Ria Formosa é composta por uma equipa de três médicos, três internos e alunos de medicina, três enfermeiros e dois administrativos, com um horário de funcionamento das 8 às 18 horas, permite dar médico de família a mais de quatro mil utentes.

 

seas1.jpgAs instalações do Pólo de Saúde de Montenegro da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa de Faro foram inauguradas esta terça-feira, 21 de Dezembro de 2010, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro. A remodelada Extensão de Montenegro da USF Ria Formosa é composta por uma equipa de três médicos, três internos e alunos de medicina, três enfermeiros e dois administrativos, com um horário de funcionamento das 8 às 18 horas, permite dar médico de família a mais de quatro mil utentes.

 

 

Na cerimónia oficial de inauguração, que contou com a presença dos membros do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, da Direcção do ACES Central, do Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central, Eng. António Eusébio e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, o Coordenador da USF Ria Formosa, Dr. António José Milheiras Rodrigues, aproveitou o momento para agradecer à ARS Algarve e ao ACES Central «por proporcionarem a esta USF duas boas estruturas físicas e um bom equipamento, à altura de se proporcionar um bom serviço aos nossos utentes», salientando que «esta unidade espera assim corresponder a todos estes benefícios e a esta reestruturação que o governo encetou».

 

seas3.jpgRealçando a importância da avaliação neste modelo, pois, no seu entender, «só avaliando é que sabemos se estamos ou não no bom caminho», o Coordenador da USF Ria Formosa, fez um balanço bastante positivo do trabalho realizado pela equipa da unidade, destacando que «da nossa parte, nestes cerca de oito meses de funcionamento, em termos quantitativos temos uma média já superior a 3500 consultas por médico», em relação às carteiras adicionais «estamos próximos já das 2000 consultas às grávidas do concelho sem médico de família». A terminar, o Dr. Milheiras salientou ainda que «a formação e a investigação são também uma forte aposta da unidade», dando como exemplo o número de internos e alunos que frequentam a unidade: «Temos aqui na extensão do Montenegro, 3 internos da especialidade, em Janeiro vamos ter mais 2 e temos 4 estudantes de medicina, portanto, temos 9 pessoas a frequentar esta USF».

 

seas2.jpgNa sua intervenção, o Secretário do Estado Adjunto e da Saúde, Dr Manuel Pizarro, aproveitou para dar os parabéns à equipa da USF Ria Formosa pelo empenho demonstrado na prestação dos cuidados aos seus utentes, sublinhando que a inauguração destas instalações «é um bom dia para o Serviço Nacional de Saúde, pois, a nossa missão é termos condições para prestarmos melhores serviços aos cidadãos e naturalmente que as condições físicas também fazem parte dessa melhoria. Por um lado, permitem que os cidadãos se sintam melhor, mais satisfeitos e mais bem integrados e por outro ajudam que os profissionais possam exercer a sua actividade com melhores condições».

 

No decorrer do seu discurso, o governante elogiou o Serviço Nacional de Saúde, destacando a melhoria dos índices de saúde nos últimos 30 anos, como «a diminuição da taxa de mortalidade infantil», que «coloca Portugal entre os melhores a nível mundial actualmente e que demonstra bem a evolução do SNS nos últimos 30 anos».

No entanto, para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde «o SNS enfrenta novos desafios», tais como «a alteração de estilos e hábitos de vida da nossa sociedade, que provocam doenças como o aumento da hipertensão arterial, diabetes ou a obesidade». Na sua opinião, «perante esta mudança nós precisamos de adaptar os nossos serviços de saúde para dar resposta a estes novos problemas», o que exige «um sistema de saúde de proximidade, um reforço por parte dos cuidados de saúde primários como um espaço não apenas de tratamento da doença mas também de prevenção e promoção da saúde», sublinhando que a reforma dos cuidados de saúde primários é essencial, «a pedra de toque no domínio da política da saúde» para a crescente melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde.

 

seas4.jpgDe referir que a USF Ria Formosa foi oficialmente inaugurada no passado dia 30 de Abril de 2010 também pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro. Com a sede na Rua de Portugal, nº 57-A R/C em Faro e agora com remodelado pólo na freguesia do Montenegro abrange cerca de 12 mil utentes do concelho de Faro.

 

Actualmente existem nove Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve: a USF Ria Formosa em Faro, a USF Âncora em Olhão (2006), a USF Al-Gharb em Faro (2007), a USF Balsa em Tavira (2007), a USF Mirante em Olhão (2008), a USF Monchique (2008), a USF Farol em Faro (2009), a USF Albufeira (2009) e a USF Guadiana em Vila Real de Santo António/Castro Marim (2009).

seas1.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão