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Portal do Utente com imagem renovada e mais funcionalidades

Portal do UtenteCom uma nova imagem e graficamente mais atractivo, o Portal do Utente, disponível desde maio de 2012, apresenta agora novas funcionalidades a pensar no público em geral, tais como, o dicionário do utente, que define em linguagem popular os termos técnicos usados em situações clínicas. 

Dirigido ao utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Portal do Utente, integrado no projeto da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, apresenta duas áreas de acesso:

  • Serviços informativos para o público em geral.
  • Serviços eletrónicos, disponíveis através da área «A minha saúde», com acesso autenticado através de Cartão de Cidadão e código PIN ou número de utente do SNS e senha.

A área «A minha saúde», que na versão anterior era denominada de «As minhas notas», permite ao utente desempenhar um papel ativo na monitorização dos seus dados, já que possibilita a introdução de diferente informação útil para que o atendimento no SNS seja mais eficaz.

Através desta área o utente pode:

  • Registar os seus contactos de emergência – opção «Os meus dados»;
  • Inserir informação sobre hábitos, medicação, alergias e doenças – opção «Os meus registos»;
  • Registar, através da opção «As minhas medições», as medições de:

        Peso

        Altura

        Glicémia

        Tensão arterial

        Colesterol

        Triglicéridos

       Saturação do oxigénio e de tempo de coagulação do sangue

  • Fazer o carregamento de documentos de saúde, como análises clínicas ou relatórios médicos – opção «Documentos».

O Portal do Utente continua a permitir a partilha de dados de saúde com os profissionais do SNS, mediante autorização prévia do utente. A partir do momento da autorização, o médico ou enfermeiro de um serviço do SNS pode consultar os seus dados de saúde, sem os poder modificar ou eliminar, conseguindo chegar com maior eficácia e rapidez a um diagnóstico/terapêutica.

O utilizador poderá controlar os acessos aos seus dados, através da consulta do histórico de acessos que encontra na opção «Os meus dados».

De referir que o portal mantém a possibilidade de contacto com o centro de saúde onde o utilizador está inscrito, o agendamento de consultas (eAgenda), pedido de prescrição de medicação crónica ou a consulta do tempo de espera para uma intervenção cirúrgica, neste caso, através do eSIGIC.

Consultar: Portal do Utente

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS,EPE)

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