Projecto «Janela Aberta à Família» convida pais para chat a partir de 3 de Fevereiro
O Projecto uma «Janela Aberta à Família» (PAIS), iniciado pela ARS Algarve IP e o IDT Algarve em Setembro de 2007, disponibiliza desde o dia 3 de Fevereiro um novo serviço em formato de chat com o objectivo de criar mais um canal interactivo onde os pais poderão pedir esclarecimentos e/ou apoio de profissionais de saúde relativamente à educação dos seus filhos.
O Projecto uma «Janela Aberta à Família» (PAIS), iniciado pela ARS Algarve IP e o IDT Algarve em Setembro de 2007, disponibiliza desde o dia 3 de Fevereiro um novo serviço em formato de chat com o objectivo de criar mais um canal interactivo onde os pais poderão pedir esclarecimentos e/ou apoio de profissionais de saúde relativamente à educação dos seus filhos.
O chat, integrado no Fórum do site (www2.arsalgarve.min-saude.pt/pais) apresenta-se como um serviço inovador na administração pública, sobretudo na área da saúde, e entrou em funcionamento no dia 3 de Fevereiro (terça-feira), entre as 18h e as 19h, onde os pais poderão comunicar em directo com um dos responsáveis do projecto, a psicóloga do IDT, Dra Helena Coelho.
Para terem acesso ao novo serviço, os pais deverão registar-se no Fórum já existente, com um «username» e uma «password». Depois de entrarem no Fórum, irão ver um ícone com a palavra “chat”, bastando clicar para entrar na sessão.
Nesta primeira fase, o chat irá funcionar às terças-feiras entre as 18 e as 19 horas, com a presença de uma psicóloga, pretendendo os responsáveis do projecto que esta rede de apoio seja alargada, ao longo do tempo, através da colaboração de outros profissionais de saúde.
Iniciado pela ARS Algarve IP e pelo IDT Algarve em Setembro de 2007, o Projecto «Uma Janela Aberta à Família» visa o apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança.
Nos hospitais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e no Hospital de Faro desde o arranque do projecto que são distribuídas a todas as parturientes da região uma brochura com a apresentação do projecto, podendo as mães inscrever-se para receber informação periódica, adequada ao estadio de desenvolvimento da criança, através do envio de uma newsletter periódica, sendo ainda dada a possibilidade de, por e-mail ou através do Fórum, colocarem as questões que entenderem acerca da educação dos seus filhos.
Actualmente, além da inauguração do novo serviço de chat, também já é possível a inscrição através da página de Internet (www2.arsalgarve.min-saude.pt/pais).
Mais informações poderão ser consultadas no mesmo site.
