rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Projectos da ARS Algarve, IP apresentados no II Fórum Nacional de Saúde

imagem

O Projecto Estratégias Locais de Saúde do Centro de Saúde de Faro foi apresentado pelo Dr. Francisco Mendonça, Coordenador da Estratégia Local de Saúde de Faro, no Painel «Programas de saúde – Pensar nacional, agir local» no II Fórum Nacional de Saúde que decorreu a 10 e 11 de Fevereiro em Lisboa. No âmbito do Fórum, o GASMI do Centro de Saúde de Loulé – Intervenção Comunitária recebeu o «Prémio Prevenção da Doença» atribuído pelo ACS no âmbito dos melhores projectos divulgados na Exposição Saúde Multimédia.

imagem

O Projecto Estratégias Locais de Saúde do Centro de Saúde de Faro foi apresentado pelo Dr. Francisco Mendonça, Coordenador da Estratégia Local de Saúde de Faro, no Painel «Programas de saúde – Pensar nacional, agir local» no II Fórum Nacional de Saúde que decorreu a 10 e 11 de Fevereiro em Lisboa. No âmbito do Fórum, o GASMI do Centro de Saúde de Loulé – Intervenção Comunitária recebeu o «Prémio Prevenção da Doença» atribuído pelo ACS no âmbito dos melhores projectos divulgados na Exposição Saúde Multimédia.

 

Durante dois dias, o II Fórum Nacional de Saúde, organizado pelo Alto Comissariado da Saúde, no Centro de Reuniões da FIL (Parque das Nações), em Lisboa, juntou mais de cinco centenas de participantes, entre profissionais de saúde e outros actores sociais relevantes na comunidade, como as universidades, escolas, segurança social, municípios, ONG, IPSS, Misericórdias, com o objectivo de identificar ganhos em saúde já alcançados, bem como novas estratégias a adoptar no âmbito do Plano Nacional de Saúde (PNS).

 

imagemNo Painel «Programas de Saúde – Pensar nacional, agir local», moderado pelo Director-Geral da Saúde, Dr. Francisco George e pela Vereadora da Câmara Municipal do Seixal, Dra Corália Almeida, esteve presente em representação da ARS Algarve, o Dr. Francisco Mendonça, Coordenador da Estratégia Local de Saúde de Faro, que traçou as linhas orientadoras do projecto do Centro de Saúde de Faro no âmbito das estratégias locais de saúde.  

 

Salientando que «uma estratégia local de saúde passa por uma estratégia centrada em prioridades, por um trabalho pluridisciplinar e intersectorial», o Dr. Francisco Mendonça explicou que na sequência da selecção dos domínios prioritários de intervenção «o Centro de Saúde Faro estabeleceu como metas a desenvolver numa primeira fase, a Prevenção da Obesidade infantil e a Promoção da Actividade Física».

 

O Centro de Saúde de Faro é um dos Centros de Saúde que integra este projecto-piloto de Estratégias Locais de Saúde que visam promover a mobilização e co-responsabilização social na obtenção de ganhos em saúde.

 

Estes projectos a decorrerem no período 2007-2010, foram equacionados tendo em conta os principais problemas de saúde, os programas a decorrer na região, nomeadamente, o Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil, a dinâmica local e a continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido na comunidade.

 

imagemNo que diz respeito à execução do projecto, o Dr Francisco Mendonça sublinhou que a sua implementação e concretização no terreno não se limita a um exercício exclusivamente dos técnicos da saúde, mas passa sobretudo por «uma negociação social, pela partilha de recursos e saberes, pela formulação de compromissos colectivos, pela potenciação de intervenções».

 

O trabalho com os parceiros que aderiram a esta Estratégia Local de Saúde tem sido facilitado por metodologias que incentivam a comunicação e a informação e que procuram estimular a criação de redes de conhecimento-acção.

 

Estas redes asseguram a circulação de informação, de forma activa, entre todos os actores sociais envolvidos e, de forma convergente, apoiam a tomada de decisão a todos os níveis (político, serviços de saúde, cidadão).

 

Relativamente aos desafios para o futuro, o Coordenador da Estratégia Local de Saúde de Faro, sublinhou a importância da definição de metas e das parcerias entre diferentes entidades, a necessidade de partilhar informação e recursos, envolver os parceiros, estabelecer sinergias e agregar os projectos locais.

 

Neste painel participaram ainda o Presidente da ARS Norte, Dr. Maciel Barbosa, o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara e a Médica de Saúde Pública do Centro de Saúde do Seixal, Dra Celeste Gonçalves.

 

 GASMI de Loulé – Intervenção comunitária recebe «Prémio Prevenção da Doença»

imagem

O projecto do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Loulé – Intervenção Comunitária recebeu o «Prémio Prevenção da Doença» atribuído pelo Alto Comissariado da Saúde aos melhores projectos da Exposição Saúde Multimédia que decorreu durante o Fórum.

 

A exposição teve como objectivo divulgar projectos inovadores desenvolvidos por entidades do Ministério da Saúde e de outros ministérios com acções na área da Saúde, no âmbito do Plano Nacional de Saúde. Da ARS Algarve estiveram disponíveis para consulta dos participantes do Fórum as seguintes apresentações de projectos:

– Estrutura, processo e resultados do rastreio do cancro da mama no Algarve

 – Aleitamento materno (vídeo)

– Algarve Região amiga da criança – No caminho da Promoção do aleitamento maternos imagem 

 – Programa de combate à obesidade Infantil na região do Algarve – Intervenção comunitária

 – Obesidade Infantil (vídeo)

– GASMI – Grupo de apoio à saúde mental infantil (Loulé) – Intervenção comunitária

– Alguns indicadores sobre aleitamento materno no Algarve

– Infecção VIH/Sida – Uma experiência de detecção precoce e prevenção na comunidade

 

imagem

 

 

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu na Sessão de Encerramento presidida pela Ministra da Saúde, Dra Ana Jorge, pela Alta Comissária da Saúde, Dra Maria do Céu Machado, pelo Presidente do II FNS, Dr José Luís Biscaia, e pelo Representante da OMS – Europa, Dr. Jeremy Veillard.

 

 

 

Mais informações sobre o II Forum Nacional de Saúde

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão