rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Projeto Crescer Solidário associou-se à Sessão Terapêutica dedicada ao Natal do GASMI e SNIPI de Faro

As crianças acompanhadas pelos Grupos terapêuticos do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) e Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância  (SNIPI) de Faro receberam esta segunda-feira, 16 de dezembro, a visita de representantes do Colégio «Oficina Divertida» que juntamente com União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), no âmbito do Projeto Crescer Solidário, distribuíram prendas a todos.

A entrega dos presentes, nomeadamente, livros e alguns brinquedos, decorreu no final da sessão dos grupos terapêuticos do GASMI e SNIPI dedicada ao Natal, que juntou cerca de 10 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, e seus familiares, no ginásio do Centro de Saúde de Faro, onde foi realizado um pequeno lanche de Natal, seguido de algumas atividades lúdicas e da hora do conto com a participação da animadora Laura Pereira com a «História do Tapete».

A Diretora do Colégio Oficina Divertida, Dra Ana Cristina Carvalho, acompanhada pela representante da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Dra Ana Passos, na presença do Diretor Executivo do ACES Central, Dr. José Carlos Queimado e dos profissionais de saúde que integram a equipa do GASMI de Faro, entregou a cada uma das crianças um livro, oferecido no âmbito do Projeto Crescer Solidário, desenvolvido por esta instituição e que pretende incutir nas crianças os valores da partilha e da solidariedade.

 

Grupos Terapêuticos do GASMI e SNIPI promovem competências psicomotoras, comunicação e interacção social das crianças

Os Grupos Terapêuticos dos GASMI e SNIPI são uma modalidade de intervenção em grupo com crianças susceptíveis de serem acompanhadas em conjunto, através da integração das diferentes áreas do conhecimento (Psicóloga, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional) com finalidades comuns e tendo como principais objectivos:

-Desenvolver as capacidades sensório-motoras

-Desenvolver capacidades de comunicação e interacção

-Desconflitualizar relações/ melhorar a socialização/ diminuir as tensões agressivas.

 -Melhorar a auto-estima e reforçar a auto-imagem.

-Desenvolver a apetência pela aprendizagem e o prazer de funcionar em grupo.

-Facilitar a retomada do desenvolvimento pessoal.

– Fomentar a autonomia nas actividades da vida diária

– Fomentar o espírito de partilha e inter-ajuda de grupo

Esta modalidade segue o protocolo de intervenção que consiste primeiramente numa avaliação individual da criança e dos seus contextos significativos, e posteriormente do estabelecimento dos objetivos terapêuticos a atingir. Tendo em consideração esta informação, a idade e a fase de desenvolvimento da criança é decidido em equipa se os critérios para a integração num setting terapêutico de grupo estão reunidos. 

Esta modalidade de intervenção tem sido privilegiada pelas necessidades das crianças que são apoiadas no GASMI, dadas as suas problemáticas nomeadamente relacionais e afetivas e por ser uma forma de atingir um maior número de crianças.

Na sessão temática desta segunda-feira dedicada ao Natal a equipa do GASMI de Faro teve oportunidade de, além de trabalhar os objetivos gerais desta modalidade, com a inclusão de adultos fora do contexto familiar das crianças, avaliar as interacções das mesmas num grupo mais alargado. Desta forma, foi possível percepcionar a eficácia da capacidade de generalização dos comportamentos modelados nas sessões anteriores.

Assim como, avaliar as dinâmicas familiares num contexto informal e a forma como os pais e/ou cuidadores modelam o seu comportamento e consequente resposta às diferentes interacções que ocorrem.

Voltar
RSE - Area Cidadão