Projeto Crescer Solidário associou-se à Sessão Terapêutica dedicada ao Natal do GASMI e SNIPI de Faro
As crianças acompanhadas pelos Grupos terapêuticos do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) e Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Faro receberam esta segunda-feira, 16 de dezembro, a visita de representantes do Colégio «Oficina Divertida» que juntamente com União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), no âmbito do Projeto Crescer Solidário, distribuíram prendas a todos.
A entrega dos presentes, nomeadamente, livros e alguns brinquedos, decorreu no final da sessão dos grupos terapêuticos do GASMI e SNIPI dedicada ao Natal, que juntou cerca de 10 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, e seus familiares, no ginásio do Centro de Saúde de Faro, onde foi realizado um pequeno lanche de Natal, seguido de algumas atividades lúdicas e da hora do conto com a participação da animadora Laura Pereira com a «História do Tapete».
A Diretora do Colégio Oficina Divertida, Dra Ana Cristina Carvalho, acompanhada pela representante da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Dra Ana Passos, na presença do Diretor Executivo do ACES Central, Dr. José Carlos Queimado e dos profissionais de saúde que integram a equipa do GASMI de Faro, entregou a cada uma das crianças um livro, oferecido no âmbito do Projeto Crescer Solidário, desenvolvido por esta instituição e que pretende incutir nas crianças os valores da partilha e da solidariedade.
Grupos Terapêuticos do GASMI e SNIPI promovem competências psicomotoras, comunicação e interacção social das crianças
Os Grupos Terapêuticos dos GASMI e SNIPI são uma modalidade de intervenção em grupo com crianças susceptíveis de serem acompanhadas em conjunto, através da integração das diferentes áreas do conhecimento (Psicóloga, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional) com finalidades comuns e tendo como principais objectivos:
-Desenvolver as capacidades sensório-motoras
-Desenvolver capacidades de comunicação e interacção
-Desconflitualizar relações/ melhorar a socialização/ diminuir as tensões agressivas.
-Melhorar a auto-estima e reforçar a auto-imagem.
-Desenvolver a apetência pela aprendizagem e o prazer de funcionar em grupo.
-Facilitar a retomada do desenvolvimento pessoal.
– Fomentar a autonomia nas actividades da vida diária
– Fomentar o espírito de partilha e inter-ajuda de grupo
Esta modalidade segue o protocolo de intervenção que consiste primeiramente numa avaliação individual da criança e dos seus contextos significativos, e posteriormente do estabelecimento dos objetivos terapêuticos a atingir. Tendo em consideração esta informação, a idade e a fase de desenvolvimento da criança é decidido em equipa se os critérios para a integração num setting terapêutico de grupo estão reunidos.
Esta modalidade de intervenção tem sido privilegiada pelas necessidades das crianças que são apoiadas no GASMI, dadas as suas problemáticas nomeadamente relacionais e afetivas e por ser uma forma de atingir um maior número de crianças.
Na sessão temática desta segunda-feira dedicada ao Natal a equipa do GASMI de Faro teve oportunidade de, além de trabalhar os objetivos gerais desta modalidade, com a inclusão de adultos fora do contexto familiar das crianças, avaliar as interacções das mesmas num grupo mais alargado. Desta forma, foi possível percepcionar a eficácia da capacidade de generalização dos comportamentos modelados nas sessões anteriores.
Assim como, avaliar as dinâmicas familiares num contexto informal e a forma como os pais e/ou cuidadores modelam o seu comportamento e consequente resposta às diferentes interacções que ocorrem.