Projeto «Janela Aberta à Família» reforça colaboração com Andaluzia
Reuniram, no dia 26 de outubro de 2011, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres em Faro, equipas de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, no âmbito da Cooperação Transfronteiriça Algarve-Andaluzia (2007 – 2013), para abordar o trabalho desenvolvido nas duas regiões na área do projeto «Janela Aberta à Família», liderado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e alargado à Comunidade Autónoma da Andaluzia em maio do corrente ano.
De seguida a Diretora Médica no Hospital de Riotinto e responsável pelo projeto a ser desenvolvido na Andaluzia, Dra. Valle Coronado Vázquez, e a Psicóloga, Dra. Maite Gorro Txategi, fizeram um ponto da situação do programa em termos de saúde materno infantil, tendo sido também abordados aspetos de ordem informático e financeiro por parte dos técnicos espanhóis.
Foi ainda feito um ponto de situação da área da saúde materna algarvia, numa apresentação da Dra. Ivone Lobo do Hospital de Faro.
No final da reunião, o responsável pelo projeto no Algarve, Dr. António Pina, apresentou o desenvolvimento regional deste projeto, iniciado numa parceria entre a ARS Algarve IP e o IDT IP em 2007 no Algarve, e que atualmente conta ainda com a parceria tecnológica da empresa Globalgarve, para além da Junta de Andalucía em Espanha.
O objectivo é oferecer um apoio continuado aos Pais, assente no pressuposto de que eles são o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança (ver mais em www.janela-aberta-familia.org).
Além deste projeto, a ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram diversas outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007-2013) com o objectivo da criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objectivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.
