Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Projetos de Saúde do Algarve distinguidos nos Prémios Hospital do Futuro 2011

premio_hospital_futuro_vencedores_2011.jpgO Projeto «Centro de Saúde das brincadeiras – uma estratégia para uma cidadania saudável e activa» do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central foi distinguido com o 3º lugar na categoria Parcerias em Saúde dos Prémios Hospital do Futuro – edição 2011. Em 2º lugar na categoria «Educação» ficou o Projeto «Uma Janela Aberta à Família» da Delegação Regional do Algarve do IDT e da ARS Algarve IP. De destacar ainda o 1º lugar atribuído ao Centro de Medicina e Reabilitação do Sul na categoria Qualidade em Saúde – Acreditação pela importância da acreditação CARF. A cerimónia de entrega dos prémios, presidida pelo Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, decorreu a 14 de novembro de 2011, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa durante a 19ª Conferência SInASE.

 

premio_hospital_futuro_vencedores_2011.jpgO Projeto «Centro de Saúde das brincadeiras – uma estratégia para uma cidadania saudável e activa» do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central foi distinguido com o 3º lugar na categoria Parcerias em Saúde dos Prémios Hospital do Futuro – edição 2011. Em 2º lugar na categoria «Educação» ficou o Projeto «Uma Janela Aberta à Família» da Delegação Regional do Algarve do IDT e da ARS Algarve IP. De destacar ainda o 1º lugar atribuído ao Centro de Medicina e Reabilitação do Sul na categoria Qualidade em Saúde – Acreditação pela importância da acreditação CARF. A cerimónia de entrega dos prémios, presidida pelo Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, decorreu a 14 de novembro de 2011, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa durante a 19ª Conferência SInASE.

 

 

Centro de Saúde das Brincadeiras – uma estratégia para uma cidadania saudável e activa – 3º Classificado – Categoria «Parcerias em Saúde»

premio_hospital_futuro_cs_brincadeiras.jpg«O Centro de Saúde das Brincadeiras» nasceu em 2009, no Centro de Saúde de Faro, tendo sido alargado em 2010 a Loulé, para dar voz e espaço real às crianças, educando/ensinando desde muito cedo, e tendo um papel ativo de sentir, ouvir e interferir  e valorizar os cidadãos. Pretende dar a conhecer os serviços e percursos, numa óptica positiva, fomentando  uma cultura de humor e cor, valorizando o envolvimento interpessoal entre crianças e profissionais de Saúde, com o objectivo de educar desde cedo para uma cidadania saudável.

O projeto «Centro de Saúde das Brincadeiras» pretende promover a saúde, proporcionar uma visita, às crianças do pré-escolar, aos serviços de saúde onde os profissionais, de forma lúdica e interativa, dar a conhecer a consulta médica, bem como os outros serviços de saúde, com o intuito de demonstrar que é um local onde também se pode brincar e aprender, desmistificando o medo relativamente às instituições de saúde, nomeadamente o relacionado com a bata branca, e simultaneamente reforçar comportamentos saudáveis e promotores de saúde.

As atividades são realizadas em parceria com os cinco Municípios, através da Divisão de Educação, com a Operação Nariz Vermelho, a Direção Regional de Educação do Algarve, e contam ainda com o apadrinhamento e apoio de instituições locais.

premio_hospital_futuro_aces_central_cs_brincadeiras.jpgA distinção foi entregue pelo Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, à Dra Sandra Vaz, do Conselho Clínico do ACES Central e uma das responsáveis do projeto «Centro de Saúde das Brincadeiras», que mostrou-se bastante satisfeita pelo «reconhecimento público do trabalho e do esforço da equipa» que se «traduz numa valorização do trabalho que é feito e nos dá motivação para continuar e acreditar que este é o caminho e que a promoção da saúde faz-se junto dos mais pequenos».

A Dra Sandra Vaz sublinhou ainda o importante papel das parcerias, nomeadamente, com a Operação Nariz Vermelho, cujo o mentor Mark Mekelburg, fez questão de estar presente na cerimónia, «que nos ajudou a por em prática o projeto e a importância do humor na prestação dos cuidados de saúde», acrescentando que «outra mais valia deste projeto é ser transversal a toda a comunidade em que estamos inseridos e que o bem estar físico e mental e social é transversal a todas as entidades públicas e privadas e nós conseguimos que as entidades concelhias publicas e privadas abraçassem este projeto e o financiasse de forma a que as instituições de saúde tivessem cada vez menos custos na operacionalização deste projeto».

 

 

Projeto «Uma Janela Aberta à Família» – 2º Classificado – Categoria «Educação»

premio_hospital_futuro_janela_aberta_afamilia_2.jpgIniciado pela ARS Algarve IP e pelo IDT Algarve em Setembro de 2007, o Projeto «Uma Janela Aberta à Família» visa o apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança. 

Nos hospitais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e no Hospital de Faro desde o arranque do projeto que são distribuídas a todas as parturientes da região uma brochura com a apresentação do projeto, podendo as mães inscrever-se para receber informação periódica, adequada ao estadio de desenvolvimento da criança, através do envio de uma newsletter periódica, sendo ainda dada a possibilidade de, por e-mail ou através do Fórum, colocarem as questões que entenderem acerca da educação dos seus filhos.

A distinção, entregue pelo Diretor Geral da Saúde, foi recebida pelo Coordenador do projeto, Dr. António Pina, destacou a importância destes prémios como um «meio de promoção que nos vai ajudar a ainda mais a divulgar e dar credibilidade a este programa inovador e um incentivo para continuarmos a crescer», salientando que, neste momento, «já temos uma parceria com a nossa vizinha Andaluzia no âmbito dos projetos de cooperação transfronteiriça».

 

 

Centro de Medicina de Reabilitação Sul – 1º Classificado – Categoria Qualidade em Saúde – Acreditação

premio_hospital_futuro_cmrsul.jpgO Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, localizado em São Brás de Alportel, iniciou a sua atividade em 2007, gerido em regime de parceria público-privada pela GPSaúde – Sociedade Gestora do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, S.A., integrado na Rede de Referenciação de Medicina Física e Reabilitação e no Serviço Nacional de Saúde, o CMR Sul  tem como objectivo promover a reabilitação interdisciplinar em situações que exijam intervenções prolongadas e complexas, tendo ao longo destes quatro anos melhorado o cenário da saúde na área da reabilitação em regime de internamento não só na região do Algarve e Alentejo, como a nível nacional.Com uma lotação de internamento de 54 camas, o CMR do Sul destina-se a receber doentes com lesões medulares, traumatismos crâneo-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico.

O CMR do Sul recebeu a acreditação por parte da CARF, uma entidade norte americana, reconhecida a nível mundial, que avalia programas de reabilitação de unidades de medicina física e reabilitação e concede a a creditação àquelas que se enquadram dentro dos seus standards. A obtenção desta acreditação pelo CMR do Sul assume um cariz inovador em Portugal, porque destaca o CMR do Sul como a única unidade de saúde portuguesa com este tipo de acreditação.

No decorrer da cerimónia, que contou com a presença do Diretor Executivo do CMR do Sul, Dr. Nuno Lourenço e da Diretora Clinica do centro, Dra Arminda Lopes, o troféu do Hospital do Futuro foi entregue à Dra Margarida Sizenando, a antiga diretora clinica do CMR do Sul, que se encontrava em funções quando o centro recebeu a acreditação CARF (Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities) em 2008, para quem o 1º lugar atribuído pelo Hospital do Futuro é o reconhecimento «do nosso trabalho do dia a dia e que nos coloca ao nível dos melhores do mundo e é uma garantia para os nossos doentes que os tratamos com a máxima qualidade».

 

 

Prestação de serviços de gestão da farmacoterapia ao domicilio, associado à Educação do Doente Diabético – Associação Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.). – 1º Classificado – Categoria Serviço Social

 

 

De referir que além destes três projetos, a região do Algarve foi agraciada ainda na área da saúde com a atribuição do 1º lugar na categoria de Serviço Social para o projeto «prestação de serviços de gestão em farmacoterapia ao domicilio, associado à Educação do Doente diabético« da Associação Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.). Este projeto tem demonstrado eficácia no controlo dos doentes, diminuindo fatores de risco das complicações macro e microvasculares, e aumentando a qualidade de vida dos doentes. São incluídos na prestação deste serviço todos os doentes diabéticos que necessitem de auxilio para o controlo da sua patologia, por indicação médica, sócios da A.E.D.M.A.D.A. e seguidos em consulta da especialidade da clinica da Diabetes, residentes no concelho de Faro e limítrofes (Olhão, Loulé, São Brás de Alportel) e ainda Tavira, Alcoutim e Albufeira.

 

premio_hospital_futuro_mesa_encerramento_2011.jpgOs Prémios «Hospital do Futuro», atribuídos desde 2004/2005, são uma iniciativa conjunta do Fórum Hospital do Futuro e das organizações apoiantes e patrocinadoras, tendo como objectivo promover as Boas Práticas em Saúde junto de entidades públicas, privadas e de âmbito social, destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuíram, em cada ano, para o desenvolvimento das organizações da Saúde em Portugal, nomeadamente na promoção e dinamização de projetos de utilidade pública no âmbito da sua contribuição para o combate à doença e /ou da promoção de saúde, aplicação das novas tecnologias de informação, entre outras. À edição de 2011, dos Prémios Hospital do Futuro candidataram-se 103 projectos, a nível nacional, nas 10 categorias de prémios previstas: Acessibilidade ; Biotecnologia  ; e-Saúde ; Educação;  Gestão & Economia da Saúde;  Parcerias em Saúde; Prevenção da Obesidade; Qualidade em Saúde ( Certificação e Acreditação) e Serviço Social.

 

A representar a ARS Algarve IP na cerimónia de entrega dos Prémios, presidida pelo Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, esteve o Diretor Executivo do ACES Central, Dr. Carlos Sousa, acompanhado pelos representantes dos diversos projetos da região do Algarve galardoados.

 Consultar mais fotografias: Flickr – ARS Algarve IP

Mais informações: Prémios Hospital do Futuro – edição 2011

premio_hospital_futuro_vencedores_2011.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão