rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Rastreio do Cancro da Mama do Algarve Ganha Prémio Hospital do Futuro 2008

Premio Hospital do FuturoO Conselho Directivo da ARS Algarve, IP, informa que o Rastreio do Cancro da Mama do Algarve, foi distinguido com o 1.º Prémio na categoria Parcerias em Saúde, dos Prémios Hospital do Futuro 2007/2008.

Premio Hospital do FuturoO Conselho Directivo da ARS Algarve, IP, informa que o Rastreio do Cancro da Mama do Algarve, foi distinguido com o 1.º Prémio na categoria Parcerias em Saúde, dos Prémios Hospital do Futuro 2007/2008.

 

Os Prémios «Hospital do Futuro», atribuídos desde 2004/2005, são uma iniciativa conjunta do Fórum Hospital do Futuro e das organizações apoiantes e patrocinadoras, tendo como objectivo destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuíram, em cada ano, para o desenvolvimento das organizações da Saúde em Portugal, nomeadamente na promoção e dinamização de projectos de utilidade pública no âmbito da sua contribuição para o combate à doença e /ou da promoção de saúde, aplicação das novas tecnologias de informação, entre outras. Na edição de 2007/2008, os Prémios Hospital do Futuro receberam 178 projectos a concurso, de um total de 84 organizações do sector da saúde.

O Rastreio do Cancro da Mama do Algarve teve início em Setembro de 2005 e tem como público-alvo as mulheres residentes na região, com idades entre os 50 e os 67 anos. As mulheres são convocadas por carta personalizada para fazerem uma mamografia digital a cada dois anos. O rastreio que é realizado por uma unidade móvel que percorre todos os concelhos da região, concluiu a primeira volta em Janeiro de 2008.

Resultado de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação Oncológica do Algarve, o Hospital Central de Faro e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, é coordenado pela Unidade de Rastreio da ARS Algarve e inclui todo o processo desde a detecção precoce até à conclusão do tratamento, seguindo as «European Guidlines for Quality Assurance in Breast Cancer Screening and Diagnosis». Com uma taxa de adesão, rondando os 45% na primeira volta, que o coloca favoravelmente quando comparado com outros rastreios a nível internacional, o rastreio do cancro da mama tem vindo a registar valores de adesão significativamente superiores na segunda volta iniciada em Fevereiro de 2008.

dr_ayala_e_dr_santos_pereira.jpg

A parceria entre as instituições conta com o apoio de especialistas: em cirurgia da mama, anatomia patológica, radiologia, assim como de técnicos de diagnóstico e enfermagem e com a colaboração dos associados e dos voluntários da Associação Oncológica do Algarve que desenvolvem uma importante acção de divulgação e mobilização social na luta contra o cancro.

A atribuição deste Prémio, premeia o trabalho dedicado, desenvolvido ao longo dos anos, por todos aqueles que tem vindo a lutar contra o cancro, e em particular contra o cancro da mama, permitindo reduzir a morte, a incapacidade e o sofrimento causado pela doença, exorta a que cada vez mais mulheres adiram ao rastreio.

Faro, 2008-05-26

O Conselho de Directivo da ARS Algarve, IP

Premio Hospital do Futuro
Voltar
RSE - Area Cidadão