Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Regresso da Concentração Internacional de Motos de Faro contou com a presença do Gabinete de Acolhimento Móvel da DICAD

Com o objetivo de prevenir e reduzir os riscos do consumo de álcool associados à condução e a prática de comportamentos sexuais de risco, a Equipa Técnica Especializada de Redução de Riscos e Minimização de Danos (ETERRMD) da ARS Algarve esteve presente na 40.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que decorreu de 14 a 17 de julho.

Os participantes do maior evento nacional sobre duas rodas tiveram a possibilidade de fazer testes gratuitos de álcool e rastreios ao VIH, no âmbito das ações de sensibilização realizadas no Gabinete de Acolhimento Móvel da DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências).

Durante as três noites do evento foram realizados mais de 800 testes de álcool, com o intuito de contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária associada ao álcool e para o autoconhecimento do impacto do consumo de álcool no nosso corpo e distribuídos 1686 preservativos, com o propósito de reduzir comportamentos de risco, associados às doenças sexualmente transmissíveis.

No âmbito da Educação para a Saúde os profissionais da ETERRMD elaboram planos de estratégia personalizados com vista à redução de riscos associados aos consumos e, nesta ocasião, foram concretizadas perto de 450 sessões individuais de esclarecimento.

A campanha promovida pela equipa de profissionais da ARS Algarve apresenta resultados bastante positivos uma vez que se registou um acentuado aumento do número de testes realizados (um aumento superior a 200% comparativamente com o ano 2019) e um maior interesse demonstrado pelos participantes no evento em obter informação sobre os riscos do consumo de álcool e de outras substâncias.

Esta iniciativa desenvolvida pela Equipa Técnica Especializada de Redução de Riscos e Minimização de Danos da DICAD da ARS Algarve enquadra-se nas atividades do projeto Saúde.Algarve ONline, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020.

 

        

 

Voltar
RSE - Area Cidadão