rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Reitor da Universidade do Algarve visitou Unidade de Desabituação do Algarve

O Reitor da Universidade do Algarve, o Prof. Doutor António Branco, visitou esta sexta-feira, dia 23 de maio de 2014, a Unidade de Desabituação do Algarve, no âmbito do périplo que se encontra a realizar pelos 16 concelhos algarvios, com o objetivo de aproximar e reforçar a ligação da universidade com as diversas entidades da região.

No decorrer da visita, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, vereadores e presidente de junta de freguesia da União das Juntas de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, os responsáveis pela Unidade, Dr. António Camacho e o Dr. Álvaro Pereira, acompanhados pelo Coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Algarve IP, Enf. Nuno Murcho, em representação do Presidente da ARS Algarve IP, traçaram uma breve perspetiva, ao Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor António Branco e restante comitiva, sobre o modo de funcionamento desta unidade e a sua articulação com os restantes serviços do SNS, sublinhando os resultados obtidos no tratamento dos utentes ao longo dos últimos anos de atividade, com vista à redução do consumo de substâncias psicoativas, à prevenção dos comportamentos aditivos, à diminuição das dependências e reinserção social destes utentes.

Em 2013 foram tratados 291 utentes na Unidade de Desabituação do Algarve, situada em Marim concelho de Olhão, em funcionamento desde 2008, que se encontra integrada na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da ARS Algarve IP com o objetivo de assegurar o tratamento de utentes com dependência de substâncias psicoativas e álcool.

No final o Reitor da Universidade do Algarve enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipa de profissionais que integram esta unidade, mostrando ainda o interesse em reforçar a troca de experiências e a colaboração entre a universidade e esta unidade.

Este conjunto de visitas que o Reitor da Universidade do Algarve se encontra a realizar pelos concelhos algarvios visam estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta entre a academia e as restantes entidades regionais.

Voltar
RSE - Area Cidadão