Reunião «SIADAP 3 para a carreira médica» – consulte aqui: Manual de apoio – Adaptação do SIADAP 3
Consulte aqui o Manual de apoio – Adaptação do SIADAP 3 – trabalhadores integrados nas carreiras médicas
ARS Algarve IP realizou reunião sobre «SIADAP 3 para trabalhadores integrados nas carreiras médicas»
A Administração Regional de Saúde do Algarve IP realizou a primeira reunião a nível nacional do Sistema de Avaliação do Desempenho (SIADAP 3) para os trabalhadores de carreiras médicas com a participação dos elementos da Comissão Nacional da elaboração da avaliação do desempenho médico com o objetivo de esclarecer questões e dúvidas relacionadas com a implementação e aplicação do novo sistema de avaliação.
A reunião, dividida em duas sessões, decorreu no dia 8 de janeiro de 2014 no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra Laura Ayres, juntou cerca de sessenta profissionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares da Região do Algarve e contou com a presença dos membros do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP.
Durante a manhã a sessão foi destinada aos dirigentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde e hospital e à tarde juntou assistentes graduados séniores, coordenadores das unidades dos ACES e potenciais avaliadores.
No decorrer da reunião, os elementos da Comissão Nacional da elaboração da avaliação do desempenho médico, a Dra. Ídilia Durão, representante da ACSS, a Dra. Pilar Silva e o Eng. Manuel Vieira Mendes, da FNAM, o Dr. Pinto de Almeida e Dr. Ricardo Mexia, do SIM, apresentaram os principais objetivos deste processo de avaliação, qual a metodologia a adoptar e a importância da planificação, nomeadamente, no que diz respeito aos requisitos, aos parâmetros, à definição de objetivos individuais, às competências de desempenho, à avaliação final e à diferenciação de desempenhos.
O processo de avaliação dos trabalhadores médicos tem como principais objetivos:
Contribuir para uma melhor gestão pública e para um melhor desempenho das unidades de saúde;
Promover a eficiência e a eficácia;
Promover uma cultura de gestão orientada para os resultados, tendo por base os objetivos previamente contratualizados e promovendo, igualmente, o trabalho em equipa;
Identificar as necessidades formativas e de desenvolvimento profissional, tendo sempre em vista a melhoria do desempenho médico;
Promover a motivação, o desenvolvimento das competências comportamentais e qualificações dos trabalhadores médicos;
Promover o conhecimento cientifico e a respetiva partilha pelos membros das equipas e da comunidade científica;
Reconhecer o mérito, assegurando a diferenciação e valorização dos níveis de desempenho.
Manual de Apoio – Adaptação do SIADAP 3 – Trabalhadores integrados nas carreiras médicas
FAQ – Sistema de Avaliação do Desempenho das Carreiras Médicas
Cronograma avaliação do desempenho médico 2013/2014
