rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde inaugurou Unidade de Cuidados Continuados de Olhão e presidiu cerimónia de assinatura das Cartas de Compromisso das equipas de apoio domiciliário do Algarve

image

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, visitou e inaugurou esta quinta-feira, 10 de Setembro, a Unidade de Média Duração e Reabilitação de Olhão e presidiu à cerimónia de assinatura das Cartas de Compromisso para constituição de 27 Equipas de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários dos ACES (Agrupamentos dos Centros de Saúde) do Algarve. 

 

image

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, visitou e inaugurou esta quinta-feira, 10 de Setembro, a Unidade de Média Duração e Reabilitação de Olhão e presidiu à cerimónia de assinatura das Cartas de Compromisso para constituição de 27 Equipas de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários dos ACES (Agrupamentos dos Centros de Saúde) do Algarve. 

 

 

No decorrer da sua deslocação ao Algarve o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde começou por visitar as obras da Unidade de Longa Duração e Manutenção de Loulé, obra da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, e localizada no antigo Hospital da Misericórdia de Loulé, cujo projecto foi apresentado ao Programa MODELAR e aprovado com um financiamento de 750.000,00€.

 

Prevendo-se o início de funcionamento da Unidade no primeiro trimestre de 2010.

 

De seguida, o Dr. Francisco Ramos visitou e inaugurou a Unidade de Média Duração e Reabilitação de Olhão, a funcionar desde 7 de Setembro, com uma capacidade de 28 camas, e gerida pela Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão.

 

image

Esta unidade resulta da conversão do antigo internamento do Centro de Saúde de Olhão para uma unidade da RNCCI, sendo o investimento de adaptação e equipamento suportado pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados num montante global de cerca de 590.000,00€

 

Ao inicio da tarde, no Auditório Municipal de Olhão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde presidiu à cerimónia de assinatura das cartas de compromisso entre a Administração Regional de Saúde do Algarve IP, o Centro Distrital de Segurança Social de Faro e os ACES do Sotavento, Central e Barlavento para a constituição de 27 Equipas de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários na região do Algarve.

 

image

Neste âmbito, foram formalizadas as 21 equipas de apoio domiciliário já existentes na região e distribuídas pelos ACES do Barlavento, Central e Sotavento, comprometendo-se cada um dos ACES a aumentar a sua capacidade de resposta através da contratualização de mais seis equipas: uma no Sotavento (Vila Real de Santo António); duas no Central (Loulé e Faro); três no Barlavento (Lagos, Aljezur e Silves). Totalizando assim 27 equipas em toda a região: cinco no Sotavento; onze no Central e onze no Barlavento.

 

No decorrer da cerimónia foi ainda realizada a entrega dos prémios do concurso «Rede com Arte», promovido pela Equipa de Coordenação Regional para os Cuidados Continuados Integrados do Algarve, aos trabalhos elaborados pelos utentes das unidades de internamento da RNCCI da Região do Algarve nas tipologias de Média e Longa Duração.

 

As equipas de cuidados continuados integrados domiciliários correspondem a uma tipologia de resposta, de prestação de cuidados, da RNCCI, enquadrada na prestação de cuidados de saúde primários e, sempre que existam Unidades de Cuidados na Comunidade no Agrupamento dos Centros de Saúde, são parte integrante destas unidades funcionais.

 

image

Na Região do Algarve as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (domiciliários) iniciaram-se com as experiências piloto em 2006 nos Centros de Saúde de Loulé (4 equipas) e de Silves (2 equipas). De momento, o Algarve dispõe de 21 equipas que apoiam mais de 1600 utentes: Centros de Saúde de Albufeira (1), Alcoutim (1),Faro (2), Lagos (1), Loulé (4), Monchique (1), Olhão (1), Portimão (2), S. Brás de Alportel (1), Silves (2), Tavira (1), Vila do Bispo/Aljezur (1) e de Vila Real de Stº António/Castro Marim (2); Lagoa(1).

 

 

image
Voltar
RSE - Area Cidadão