rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde presidiu a cerimónia de lançamento da Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro

uccfaro2.jpgO Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, presidiu, no dia 18 de Dezembro, à cerimónia de lançamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro, uma das primeiras no país a iniciar a actividade, no âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários. A sessão decorreu na Escola E.B. 2, 3 Poeta Emiliano da Costa, em Estói – Agrupamento Vertical de Escolas de Estói, seguindo-se a visita a uma exposição de trabalhos da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e da Equipa de Saúde Escolar.

 

 

 

uccfaro2.jpgO Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, presidiu, no dia 18 de Dezembro, à cerimónia de lançamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro, uma das primeiras no país a iniciar a actividade, no âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários. A sessão decorreu na Escola E.B. 2, 3 Poeta Emiliano da Costa, em Estói – Agrupamento Vertical de Escolas de Estói, seguindo-se a visita a uma exposição de trabalhos da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e da Equipa de Saúde Escolar.

 

 

 

 

 

uccfaro7.jpgO lançamento das Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo avanço e mais um importante passo na reforma dos cuidados de saúde primários permitindo desta forma uma melhoria no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, destacou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na sua intervenção no âmbito da formalização da Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro, sublinhando que «os cuidados de saúde primários são um aspecto essencial, porque são o único espaço onde nós podemos combinar de modo adequado a proximidade aos cidadãos com a qualidade, por isso nós temos investido tanto neste reforma dos cuidados de saúde primários, como a principal prioridade de acção do governo na área da saúde».

 

«A primeira parte da reforma tem já grande visibilidade e resultados, com a criação das Unidades de Saúde Familiar. Existem neste momento 219 USF’s onde são atendidos 2,8 milhões de portugueses, dos quais 330 mil não tinham médico de família até à criação das USF’s. E agora a organização dos Cuidados na Comunidade, que são outro aspecto essencial de uma visão moderna dos cuidados de saúde primários, organizados no mesmo modelo», salientou ainda o Dr. Manuel Pizarro, durante a sessão que contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve,IP, Dr Rui Lourenço, do Sub-director Regional de Educação do Algarve, Dr. Eduardo Dias, da Governadora Civil de Faro, Dra Isilda Gomes, do Vice- Presidente da Câmara Municipal de Faro, Prof. Rogério Bacalhau e do Director Executivo do ACES Central, Dr. Carlos Sousa.

 

uccfaro3.jpgDestacando a sua satisfação com adesão dos profissionais de saúde a este processo de candidaturas, Dr. Manuel Pizarro referiu que «nesta primeira fase em todo país foram entregues cerca de 270 candidaturas a equipas de Unidades de Cuidados na Comunidade, abrindo hoje 14 em todo o território».

 

No mesmo âmbito, o Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve,IP, Dr Rui Lourenço, destacou que o desfio e o compromisso desta nova unidade de cuidados na comunidade de Faro é continuar o trabalho que já faziam e naturalmente melhorar, com novos projectos e criarem novas condições para deste modo progredir nas respostas às necessidades e aspirações dos cidadãos da comunidade em que está inserida, através de uma carteira de serviços, comprometida e negociada com a sua direcção do agrupamento.

 

uccf1.jpgO Dr Rui Lourenço, aproveitou ainda a ocasião para anunciar que «o Algarve tem neste momento todo o território coberto por unidades de cuidados na comunidade em processo de candidatura».

 

 

No decorrer da cerimónia realizou-se ainda uma sessão sobre «A Equipa de Saúde Escolar – Reflexão e pistas para o futuro», com a presença da Prof. Dulce Diogo, Directora do Agrupamento de Escolas de Estói e do Coordenador da UCC de Faro, Enf.- Chefe Fernando Cabeçadas, seguindo-se uma apresentação integrada nas Estratégias Locais de Saúde (ELSA) – Prevenção da Obesidade Infantil, uma experiência de sucesso, pela Dra Laura Silvestre.

 

uccfaro4.jpgA sessão terminou com uma visita do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e restantes convidados a uma exposição de trabalhos da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e da Equipa de Saúde Escolar. 

 

 

 

 

 Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro – Uma Referência na saúde da comunidade

 

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro, uma das primeiras no país, é constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I – Central, com a missão de prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário. Esta acção é dirigida às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que exija acompanhamento próximo.

 uccfaro6.jpg

Trata-se de uma unidade funcional de âmbito comunitário, constituída por uma equipa multiprofissional que, em estreita articulação com as restantes equipas funcionais, visa a prossecução dos objectivos globais da prestação de cuidados de qualidade, contribuindo para a promoção da saúde e para a prevenção da doença.

 

 

 

Os profissionais da UCC de Faro, comprometem-se a prestar cuidados de saúde aos três níveis de intervenção:

 

  • de forma personalizada, dirigindo globalmente a sua acção ao indivíduo
  • à família e
  • à comunidade.

 

Para corresponder às exigências, esta nova estrutura orgânica engloba e coordena diversas actividades do ACES, como são:

 

  • Os Cuidados Continuados Integrados, que promovem no domicílio, cuidados de saúde e de apoio a pessoas em situação de dependência ou perda de autonomia. Nesta área a unidade de Faro, conta com o apoio da Unidade Móvel de Saúde da CIMFARO. A referenciação dos utentes é feita pelo próprio, por familiar, ou outra unidade de saúde ou instituição. Num prazo de 24 horas é feito um contacto, que passa por uma avaliação do utente e das suas reais necessidades.
  • No campo da promoção da saúde, o projecto Saúde Escolar, leva técnicos às escolas com o intuito de reforçar, estimular e promover estilos de vida saudáveis, junto da população estudante.
  • A Intervenção precoce, apoiando crianças até aos 6 anos que, requerem cuidados e uma atenção especializada.
  • Apoia ainda a execução do Plano Nacional de Vacinação sempre que necessário.

 

Estas actividades tornam a Unidade Cuidados na Comunidade de Faro uma referência na saúde da comunidade.

VER VIDEO DE APRESENTAÇÂO DA UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE FARO

uccfaro2.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão