Secretário de Estado da Saúde dá nota positiva a unidades de saúde no Algarve

image

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, testemunhou no decorrer da sua visita a várias unidades de Saúde no Algarve, no passado dia 16 de Julho de 2009, o desenvolvimento em serviços de Unidades de Saúde Familiar, Serviços de Urgência Básica e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, alcançado no âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

image

Tendo iniciado a sua visita ao Algarve na Unidade de Saúde Familiar Monchique, com a presença do Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, do Presidente da Câmara Municipal daquela localidade, Dr. Carlos Tuta, e da Directora Executiva do ACES Barlavento, Dra. Rosa Gonçalves, o Secretário de Estado da Saúde teve a oportunidade de ouvir tanto a satisfação dos utentes como as experiências da equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiros e administrativos que assegura os serviços da USF Monchique desde Julho de 2008, coordenada por Dr. Manuel Veloso.

image

De seguida o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, deslocou-se para o Serviço de Urgência Básica de Albufeira, integrada na Rede de Urgência/Emergência do Algarve, onde a comitiva integrou, entre outros, o Presidente da Câmara de Albufeira, Dr. Desidério Silva. A Rede de Urgência/Emergência no Algarve integra um Serviço de Urgência Polivalente (SUP) no Hospital de Faro, EPE, um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico (SUMC) no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE, em Portimão e quatro Serviços de Urgência Básicos (SUB), em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

image

Tendo continuado para a Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Quarteira, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, foi recebido pelo Presidente da Câmara de Loulé, Dr. Seruca Emídio, juntamente com o coordenador da UCSP, Dr. Pedro Teigão, podendo constatar o funcionamento de uma equipa de profissionais de Saúde em instalações requalificadas e melhoradas, em prol do utente.

No âmbito da visita, ficou, ainda, a conhecer a equipa da Unidade de Saúde Familiar Balsa em Tavira, liderada pelo coordenador da USF, Dr. Vítor Palmeira desde a inauguração em Dezembro de 2007, o Secretário de Estado visitou aquelas instalações com a presença da Directora Executiva do ACES Sotavento, Dra. Lurdes Guerreiro, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dra. Elsa Cordeiro.

image

Finalizando a visita em Faro, o Secretário de Estado também incluiu uma deslocação às Unidades de Saúde Familiar Al-Gharb e Farol, a funcionar desde Outubro de 2007 e Dezembro de 2008 respectivamente, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. José Apolinário, o Director Executivo do ACES central, Dr. Carlos Sousa e as coordenadoras das duas USF, Dra. Ana Costa e Dra. Helena Boavida, tendo se concretizado no final uma conversa informal com a comunicação social.

Abrangendo as seis Unidades de Saúde Familiar existentes na região do Algarve, contando com mais duas a iniciar as suas actividades em breve, um total de 100.000 utentes, envolvendo 170 profissionais, dos quais 58 médicos, 59 enfermeiros e 53 administrativos, as USF já deram médico a mais de 15.000 utentes.

Criando uma forma de trabalhar mais dinâmica para todos os profissionais envolvidos na reforma dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, permite às equipas, segundo o Secretário de Saúde, assumirem uma «lista de utentes um pouco maior dos que as que tinham anteriormente».

image

Realçando os resultados de um estudo de satisfação realizado recentemente que demonstrou que os utentes estão francamente contentes com o sistema da Unidade de Saúde Familiar, o Secretário de Estado da Saúde sublinhou que esse nível de satisfação elevado deve-se ao facto do sistema de personalização, qualidade e intersubstituição. «Tem-se encontrado, finalmente, um modelo que permite corresponder às necessidades dos utentes e que garante um atendimento no próprio dia», concluiu.