rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Secretário de Estado da Saúde, Dr. Óscar Gaspar inaugurou Pólo da USF Guadiana (Castro Marim), UCC Olhar+ (Olhão), UCC Gentes de Loulé (Loulé) e UCC Rio Arade (Silves)

ses_18_maio_2011.jpg

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Óscar Gaspar, deslocou-se à região do Algarve, no dia 18 de Maio de 2011, para presidir à inauguração oficial das instalações de saúde do pólo de Altura da Unidade de Saúde Familiar (USF) Guadiana, da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Olhar+, da UCC Gentes de Loulé e da UCC Rio Arade, e para ficar a conhecer os serviços requalificados do Hospital de Faro EPE, entre eles os futuros serviços dos Cuidados Continuados e dos Cuidados Paliativos, tendo a visita contado com a presença do Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, do Vogal do CD da ARS Algarve IP, Dr. Joaquim Ramalho, dos Directores Executivos dos ACES Central, Sotavento e Barlavento.

 

 

ses_18_maio_2011.jpg

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Óscar Gaspar, deslocou-se à região do Algarve, no dia 18 de Maio de 2011, para presidir à inauguração oficial das instalações de saúde do pólo de Altura da Unidade de Saúde Familiar (USF) Guadiana, da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Olhar+, da UCC Gentes de Loulé e da UCC Rio Arade, e para ficar a conhecer os serviços requalificados do Hospital de Faro EPE, entre eles os futuros serviços dos Cuidados Continuados e dos Cuidados Paliativos, tendo a visita contado com a presença do Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, do Vogal do CD da ARS Algarve IP, Dr. Joaquim Ramalho, dos Directores Executivos dos ACES Central, Sotavento e Barlavento.

 

 

 

ses_18_maio_2011_1.jpgNo decorrer da visita ao recentemente requalificado pólo de Altura da USF Guadiana, guiado pela Dra. Maria José Salgueiro, responsável pelo pólo, o Secretário de Estado da Saúde sublinhou a importância do investimento para melhorar as condições físicas do ambiente de trabalho nas unidades de saúde, no sentido de potenciar a execução de trabalho dos profissionais de saúde, aumentar a qualidade, em prol do utente. Sendo a expansão das Unidades de Saúde Familiar uma das recomendações no protocolo assinado entre o actual governo e a chamada «Troika», Dr. Óscar Gaspar realçou a sua «grande satisfação» sobre este apoio à continuidade das reformas dos cuidados primários do Serviço Nacional da Saúde em curso como sendo «uma aposta correcta». Reforçando, no entanto, a ideia de que vai ser preciso a contratação de mais médicos e de enfermeiros, o Secretário de Estado da Saúde deixou uma palavra de ânimo com a certeza de que «SNS é sustentável enquanto os portugueses acreditarem nele».

 

ses_18_maio_2011__2.jpgDeslocando-se, de seguida, à UCC Olhar+ no Centro de Saúde de Olhão, felicitou a equipa pelo trabalho desenvolvido entre os mais de 40 profissionais em Olhão e São Brás de Alportel, frisando que «cada UCC que abre, é uma luz que se ascende no mapa de Portugal», aproximando os serviços ainda mais aos cidadãos. Realçando que a criação das UCC têm vindo a provar que «não é preciso um grande investimento» para melhorar os serviços de saúde e torná-los mais eficientes, o Secretário de Estado da Saúde garantiu que «a Saúde em Portugal está de boa Saúde».

 

ses_18_maio_2011_4.jpgAo inicio da tarde o governante visitou ainda o Laboratório Regional de Saúde Pública Dra Laura Ayres e as novas instalações do serviço de Farmácia da ARS Algarve IP que se encontram a funcionar no mesmo edifício no Parque das Cidades, seguindo depois para Loulé, onde presidiu à inauguração da UCC Gentes de Loulé, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Seruca Emídio, da Direcção Executiva do ACES Central.

 

Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Loulé, esta nova UCC, unidade funcional integrante do ACES Central, sob a coordenação da Enf. Emiliana Martins, é composta por 38 profissionais e irá abranger mais de 59 mil utentes. «Dar resposta às necessidades da comunidade, tornando os recursos os mais eficazes possíveis», foram os principais motivos apontados pela Coordenadora desta UCC para abraçar este novo desafio.

 

ses_18_maio_2011_5.jpgRealçando a importância da proximidade na prestação dos cuidados de saúde junto dos cidadãos, a Enf. Emiliana Martins enumerou alguns dos projectos que fazem parte do seu plano de actividades, tais como «os cuidados domiciliários e saúde escolar», destacando ainda «um novo projecto que é a visitação do recém-nascido e a preparação do parto, visto que, este é um dos concelhos com maior número de nascimentos. A partir de Junho, vamos iniciar a intervenção do higienista oral em pessoas com necessidades especiais».

 

A deslocação do Secretário de Estado da Saúde à região do Algarve, terminou com a visita e inauguração oficial das instalações da UCC Rio Arade, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Silves.

 

ses_18_maio_2011_6.jpgEsta unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, sob a coordenação da Enf. Ana Paula Silvestre, engloba uma equipa de 26 profissionais e abrange mais de 38 mil utentes, inscritos e residentes no Concelho de Silves.

 

No decorrer da visita às novas instalações destas duas UCC’s, o Secretário de Estado de Saúde, aproveitou o momento para deixar «uma palavra de estímulo a todos os profissionais que constituem estas unidades», sublinhando que estas novas unidades é «o concretizar de uma das bandeiras da reforma dos cuidados de saúde primários: um serviço de qualidade com proximidade para todos os cidadãos».

 

 

Pólo de Saúde da Unidade de Saúde Familiar Guadiana:

  • A USF Guadiana iniciou actividade em Agosto de 2009 com uma equipa de 10 médicos, 10 enfermeiros, 9 administrativos, Sede no Centro de Saúde VRSA funcionando com 5 Pólos (Altura, C. Marim, Monte Gordo, Odeleite e Azinhal)
  • O Pólo de Altura: 2 médicos, 2 enfermeiros e 2 assistentes técnicos

 

Unidade de Cuidados da Comunidade Olhar+:

  • Iniciou a actividade no dia 19 de Julho de 2010
  • Unidade funcional integrante do ACES Central (Centros de Saúde de Olhão e de São Brás de Alportel)
  • Abrange mais de 56 000 utentes
  • Equipa multiprofissional, 43 profissionais (Enfermeiros, Médicos, Assistentes técnicos, Fisioterapeutas, Assistentes operacionais, Psicólogo, Técnico de Serviço Social, Higienista Oral, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Saúde Pública), sob a coordenação da Enf. Cidália Palma

 

Unidade de Cuidados na Comunidade Gentes de Loulé:

  • Iniciou a actividade no dia 3 de Maio de 2011
  • Unidade funcional integrante do ACES Central
  • Abrange mais de 59 000 utentes
  • Equipa multifuncional, 38 profissionais (Enfermeiros, Assistentes técnicos, Assistentes operacionais, Médicos, Fisioterapeuta, Técnica de Serviço Social, Higienista Oral, Psicólogo, Dietista), sob a coordenação da Enf. Emiliana Guerreiro

 

Unidade de Cuidados na Comunidade Rio Arade:

  • Iniciou a actividade no dia 21 de Dezembro de 2010
  • Unidade funcional integrante do ACES Barlavento, Centro de Saúde de Silves
  • Abrange mais de 38 000 utentes
  • Equipa multiprofissional, 25 profissionais (Enfermeiros, Assistentes técnicos, Assistentes operacionais, Médicos, Fisioterapeuta, Técnica de Serviço Social, Terapeuta Ocupacional, Higienista Oral, Psicólogo), sob a coordenação da Enf. Ana Paula Silvestre

 

Tendo como missão prestar cuidados de saúde junto da comunidade, os profissionais da USF comprometem-se a prestar cuidados de saúde de forma personalizada, em contexto domiciliário e comunitário, garantindo a acessibilidade, continuidade e globalidade de cuidados prestados personalizados à população, garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais.

 

Actualmente existem 9 Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve (USF Ria Formosa, USF Farol e USF Al-Gharb em Faro, USF Albufeira, USF Âncora, USF Mirante em Olhão, USF Monchique e USF Balsa em Tavira e USF Guadiana em VRSA – Castro Marim), abrangendo mais de 100.000 pessoas dando médico de família mais de 16.000 utentes.

 

De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto da comunidade, proferindo apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário, aproximando ainda mais os serviços de saúde primários aos utentes e garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais.

 

Actualmente no Algarve encontram-se em funcionamento 8 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão e São Brás de Alportel, a UCC Talabriga em Tavira, a UCC Dunas em Portimão, a UCC Rio Arade em Silves e a UCC Gentes de Loulé.

 

ses_18_maio_2011.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão