rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Semana Europeia do Teste VIH 2013

ARS Algarve IP comemora a primeira Semana Europeia do Teste VIH e o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2013.

A primeira Semana Europeia do Teste VIH (22 a 29 de novembro) coordenada pelo «HIV in Europe»*, tem como objetivos aumentar o número de pessoas que conheçam o seu estado serológico face à infeção VIH/SIDA e reduzir o seu diagnóstico tardio.

O tema da semana europeia, «Fale sobre o VIH. Faça o teste!», visa incentivar o diálogo, encorajar as pessoas em geral e as populações mais vulneráveis à infeção a solicitarem o teste VIH e a garantir o alargamento da deteção precoce a estas populações.

Pelo menos uma em cada três, dos 2,3 milhões de pessoas que vivem com VIH na Europa, desconhece que está infetada.

Quando as pessoas desconhecem o seu estado serológico face ao VIH têm uma maior probabilidade de transmitir a infeção a outras pessoas. Assim, metade ou mais das novas infeções têm origem em pessoas a viver com VIH que ainda não foram diagnosticadas e que, por isso, desconhecem os possíveis riscos de transmissão.

A ARS Algarve IP associa-se a estas comemorações, com a realização do DIA DO TESTE VIH NOS CENTROS DE SAÚDE:

– No dia 3 de dezembro nos Centros de Saúde do ACES do Sotavento (Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Stº António e Tavira) e do ACES Central (Olhão, S. Brás de Alportel, Faro, Loulé e Albufeira).

– Nos Centros de Saúde do ACES do Barlavento o calendário é o seguinte: (Aljezur (3 de dezembro), Lagos (4 de dezembro), Portimão (4 de dezembro), Silves (5 de dezembro), Monchique (12 de dezembro). – consultar aqui o Calendário dos dias do Teste VIH nos Centros de Saúde do ACES Barlavento.

Para realização do teste deve dirigir-se à sua equipa de saúde. No caso de não ter médico de família, deve dirigir-se à equipa de saúde que atende os utentes nestas circunstâncias.

De referir que as Unidades Móveis também realizarão testes VIH, nos seguintes dias:

-No dia 30 de novembro, das 10h às 22h, no Centro Comercial Continente de Portimão, em parceria com o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA.

– No dia 1 de dezembro, na cidade de Faro, no Parque de Lazer das Figuras (o espaço frente ao Forum Algarve), no período das 10h às 18h, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA. No local estará presente uma equipa de profissionais de saúde numa Unidade Móvel, disponível para realizar aconselhamentos, testes rápidos VIH, prestar informação. Simultaneamente, haverá uma aula de zumba, das 11h às 12h, e animação com diversas atividades ao longo do dia, com a presença de um preservativo gigante.

Nos Centros de Saúde e Unidades Móveis, serão realizados testes rápidos gratuitos, cujo resultado estará disponível em 30 minutos.

Estas atividades permitirão reforçar a intervenção em deteção precoce da infeção VIH, que habitualmente é realizada nos Centros de Saúde da região, junto da população em geral e das populações mais vulneráveis.

* HIV in Europe é uma iniciativa pan-europeia, criada em Bruxelas, em 2007. Trata-se duma plataforma europeia para a partilha e organização de atividades que melhorem o diagnóstico e tratamento precoces da infeção pelo VIH em toda a Europa. A iniciativa é dirigida por um grupo independente de peritos com representantes da sociedade civil, decisores políticos, profissionais de saúde e instituições europeias na área da saúde pública.

 

 

 

 

Semana Europeia do Teste VIH 2013
Voltar
RSE - Area Cidadão